O céu deve ficar claro a parcialmente nublado em Belo Horizonte neste domingo (6) que ocorrem as eleições municipais. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a temperatura mínima foi de 15,3 °C. A máxima estimada é de 33 °C.
Segundo Lucas Oliver, doutorando em climatologia, com o deslocamento da Massa Polar para o oceano, a Massa Tropical Continental volta a atuar e, com isso, a volta do calor. “De segunda (7) a quarta (9), devemos ter o auge”, disse.
Quebra de recorde de calor
O especialista acredita, inclusive, na possibilidade de quebra de recordes. “Os dias mais quentes do ano devem ocorrer”, explicou. “Talvez, a gente bata o recorde absoluto, com termômetros acima dos 38 °C”, acrescentou. Em 25 de setembro de 2023, a capital teve o dia mais quente da história: 38,6 °C.
Leia também:
O recorde do ano, até o momento, foi de 36,2 °C na última quarta-feira (2).
Chuva por vir
Ainda segundo Lucas, após uma longa espera, os belo-horizontinos podem ver chuva. “A gente vai ter o começo das chuvas a partir da quarta-feira (9) que começa a refrescar um pouco”, disse.
A cidade completou hoje 169 dias consecutivos sem precipitação significativa. A estação de medição, que fica no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul, registrou a última chuva em 19 de abril.