Quatro cidades de Minas Gerais estão sob alerta vermelho de ‘grande perigo’ para a possibilidade de baixa umidade relativa do ar: o índice pode ficar abaixo de 12%, considerado clima de deserto. São elas: Buritis, Cabeceira Grande, Paracatu e Unaí, todas na região Noroeste do estado.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
No início da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia divulgado um alerta de chuva de 100 milímetros na mesma região. Horas depois, o aviso foi substituído. O comunicado é válido das 14h e 17h.
Recomendações
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Inmet
Previsão do tempo
Conforme o órgão, a intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente deve manter muitas nuvens na faixa leste, onde pode haver chuvisco ou chuva fraca.
Por outro lado, o tempo deve continuar quente e seco no Norte e Oeste mineiro. Os termômetros podem marcar 40ºC.
Segundo o órgão, o domingo (6) de eleições será de tempo estável em todo o estado, com as temperaturas em elevação no Centro-Leste.