Visitado por fiéis do Brasil inteiro, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade suspendeu visitações a partir do fim de semana de 28 e 29 de setembro devido aos incêndios que assolam a Serra da Piedade nos últimos dias. Na manhã desta sexta-feira (27), as queimadas se intensificaram - o que preocupou a reitoria da instituição.
Leia mais:
Incêndio de grandes proporções atinge a Serra da Piedade, na Grande BH Serra da Piedade e Serra do Caraça queimam há mais de 4 dias, veja estragos e imagens do combate Incêndio de grandes proporções destrói ferro-velho com depósito de pneus, na Grande BH
Segundo os responsáveis pelo santuário, as chamas têm se espalhado rapidamente a partir do trevo de Caeté, na região central de Minas, e se aproximaram do Retiro da Piedade e de casas no pé da serra. Contudo, apesar da situação ainda não ter sido controlada, por enquanto, o fogo não ameaçam o conjunto arquitetônico, histórico e cultural do santuário.
“Uma equipe de brigadistas do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade trabalha em colaboração com o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios”, afirmou a instituição. Devido aos riscos do incêndio se alastrar e para a segurança dos turistas, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade suspendeu visitações.
“Nossas equipes estão entrando em contato com todos aqueles que estavam agendados, hóspedes, visitantes, peregrinos para comunicá-los e pedimos não venham ao Santuário porque amanhã nós teremos de mantê-lo fechado”, afirmou Wagner Calegário de Souza, reitor do Santuário.
Conforme o Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (27), as equipes da corporação foram acionadas por volta de 12h30 para atuar no Parque Monumento Natural Estadual Serra da Piedade. No momento dessa reportagem, há 12 agentes, do Corpo de Bombeiros e brigadistas, atuando na região.