Ouvindo...

BH completa 142 dias sem chuva neste domingo (8): veja a previsão

Este é o segundo maior período de seca da história da capital mineira; moradores vão continuar sofrendo com o tempo seco e o calor na cidade

Belo Horizonte completa 142 dias sem chuva neste domingo (8). A última vez que choveu na capital mineira foi no dia 19 de abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Este é o segundo maior período de seca da história da capital mineira, ficando atrás apenas da estiagem de 1961, quando a cidade ficou 198 dias sem precipitação. No entanto, o alívio ainda não tem data para acontecer.

Conforme modelos climáticos do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Inmet, não há previsão de chuva para os próximos 7 a 10 dias. Meteorologistas do órgão afirmam que a chuva só deve vir em meados de setembro.

Leia também

Enquanto a chuva não vem, a capital mineira deve continuar com o céu enfumaçado, com altos índices de poluição e baixa qualidade do ar. A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que a situação só vai melhorar quando a chuva cair em BH.

“Não há perspectiva de melhora. Se reduzir as queimadas, melhora um pouco a questão do transporte de fumaça e fuligem. Mas uma limpeza da atmosfera, só com chuva. É o único mecanismo que realmente pode melhorar a qualidade do ar de maneira expressiva. Mas, por enquanto, não há perspectiva de chuva. Então, continuaremos com essa qualidade do ar complicada enquanto a gente tiver uma chuva que possa melhorar a situação”, esclarece.

Por que não chove em BH?

O professor de geografia Lucas Oliver explica que o bloqueio atmosférico é a causa do recorde de estiagem. O fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica persiste no centro do país, impedindo a circulação das massas de ar frio.

“O ar quente que sobe ele encontra uma alta pressão que o empurra de volta para a superfície. É a mesma dinâmica da air fryer. Ar quente circulando numa bolha fechada”, compara Oliver.

Com isso, o bloqueio não deixa as frente frias e chuvas avançarem para o restante do país, que ficam “presas” no Sul, causando as precipitações fora do normal, além do calor fora de época no Centro-Oeste e Sudeste.

Como se proteger no tempo seco?

A umidade relativa do ar tem ficado abaixo dos 20% em Belo Horizonte nas últimas semanas, índices próximos aos de regiões desérticas. Inmet alerta que o tempo seco pode causar um grande risco de incêndios florestais e à saúde, favorecendo doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele, e desconforto nos olhos e nariz).

Veja as recomendações do Inmet para o tempo seco:
  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais