Ouvindo...

Com alerta de onda de calor e tempo seco, Grande BH registra chuva nesta sexta (6)

Moradores comemoram chuva em Brumadinho, próximo a encosta da Serra da Moeda; em BH não chove há 140 dias

O tempo seco deu um alívio em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, no fim da tarde desta sexta-feira (6). Choveu em parte da encosta da Serra da Moeda e na região do Aranha.

Em um vídeo enviado para a Itatiaia, uma moradora filmou a chuva. “Aqui no Corta Braço também tá caindo. Tímida, mas está caindo. Glória a Deus!”, comemorou Júlia Souza Zenóbio, de 40 anos, na filmagem. Veja o vídeo aqui.

À reportagem, a mulher disse que a chuva, apesar de rápida, aliviou a sensação de tempo seco. “Aliviou bem, hoje aqui tá aquele fresquinho agradável. Antes estava com muito cheiro de queimada, o ar denso, pesado, sufocante. Agora, está vindo um vento leve e refrescante que não sentia a tempos”, disse.

Apesar da chuva, a região segue sob alerta amarelo do Inmet (instituto Nacional de Meteorologia) para baixa umidade, com índices estimados entre 20% e 30%.

Em Belo Horizonte, não chove há 140 dias, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este é o segundo maior período de seca da história da capital mineira, ficando atrás apenas da estiagem de 1961, quando a cidade ficou 198 dias sem precipitação. No entanto, o alívio ainda não tem data para acontecer.

Conforme modelos climáticos do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Inmet, não há previsão de chuva para os próximos 7 a 10 dias. Meteorologistas do órgão afirmam que a chuva só deve vir em meados de setembro.

Leia também

Por que a região metropolitana ficou tanto tempo sem chuva?

A meteorologista Anete Fernandes explica que só chove em Minas Gerais no inverno, quando há o avanço de frentes frias. Porém, bloqueios atmosféricos impediram que elas chegassem a grande parte do estado neste ano.

“Este ano nós tivemos uma sucessão de bloqueios atmosféricos: um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e o avanço dos sistemas frontais. Então, as frentes frias chegaram no máximo até São Paulo. Essa é a razão de tanto tempo sem chuva, não só na região metropolitana de Belo Horizonte, mas em grande parte de Minas Gerais”, afirma.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais