Ouvindo...

Em meio à onda de calor, BH completa 140 dias sem chuva sem previsão de alívio

Capital mineira pode registrar 34° C nesta sexta (6); umidade relativa do ar deve ficar em torno de 15%, à tarde

Fumaça toma de conta de Belo Horizonte

A massa de ar quente e seca ainda deve manter esta sexta-feira (6) com índices críticos de umidade relativa do ar em grande parte de Minas Gerais. As temperaturas podem chegar a 40 °C no Triângulo Mineiro/ Alto Paranaíba e Norte de Minas.

O intituto renovou o alerta de ‘perigo’ de onda de calor para 242 cidades. O comunicado vale pelo menos até as 23h59 desta sexta-feira (6) e pode ser prorrogado ao longo do dia. A capital mineira aparece na lista.

Em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil da cidade, o céu fica claro com temperatura diurna elevada. Os termômetros devem oscilar entre 19 °C e 34 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde.

Leia também: Entenda por que sol alaranjado e bonito de Belo Horizonte não é boa notícia

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Hoje completam-se 140 dias sem chuva na capital mineira, informou o Inmet. Esse é segundo o maior intervalo sem chuva registrado na história da cidade. O recorde é de 1961, quando 198 dias sem precipitação na cidade.

Por outro lado, conforme o Inmet, os ventos marítimos proporcionam um aumento de nuvens no centro-leste do estado de Minas Gerais, mas não há previsão de chuva.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.