Ouvindo...

Onda de calor, incêndios e baixa umidade do ar: BH enfumaçada convive com a pior estiagem em 60 anos

Período sem chuva registrado atualmente é o segundo maior da história da cidade

Fumaça toma de Belo Horizonte nos últimos dias

Pelo segundo dia seguido, uma névoa encobre vários pontos de Belo Horizonte nesta terça-feira (3). A fumaça é resultado dos incêndios que atingem a Grande BH, aliado à pior estiagem dos últimos 60 anos e à baixa umidade do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas são favoráveis aos baixos índices de umidade relativa do ar à tarde em todas as regiões mineiras, até sexta-feira (6).

“Não há perspectiva de mudança. A umidade relativa do ar abaixo dos 30% em todo estado, exceto na sexta-feira (6), que aumenta um pouco no Centro/Leste mineiro”, avisa a meteorologista Anate Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O período sem chuva registrado atualmente é o segundo maior da história da cidade. Em 1963, há 61 anos, Belo Horizonte ficou 198 dias sem chuva.

Leia também

Informativo do Inmet descreve a situação como crítica. “Em todo o estado as temperaturas estarão elevadas e os índices de umidade críticos, principalmente, à tarde”.

Instruções:

Beba bastante líquido.
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.