A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em pelo menos 23 estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, que já entregou mais de 850 mil novos documentos. De acordo com o Governo Federal, em todo o Brasil, já são mais de 7,8 milhões de CINs emitidas.
Vale lembrar, que apenas três estados brasileiros ainda não emitem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a iniciativa tem o objetivo de melhorar os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil.
Em Minas Gerais, a nova identidade já está sendo emitida em todos os postos de identificação. O documento, deve substituir gradativamente o RG em todo o país. No site cidadao.mg.gov.br, local onde as pessoas precisam entrar para tirar o documento, por exemplo, na unidade do UAI da Praça Sete, há previsão de vagas disponíveis em breve, a partir do dia 25 de junho.
Já para quem pretende tirar o documento no Posto de Identificação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, há vagas previstas a partir do dia 20 de junho. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, local onde também as pessoas podem emitir a CNI, a previsão é de que a partir do dia 17, tenha data disponível.
Todo cidadão deverá solicitá-la e tem até fevereiro de 2032 para realizar o processo. A nova CIN pode ser adquirida em qualquer instituto de identificação do estado, tanto da própria Polícia Civil, como também de prefeituras e de câmaras municipais, exemplo das UAIs e da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Saiba onde e como solicitar a emissão do documento em Minas Gerais
O novo documento terá versão física e digital, com mesmo layout e com validade para o território nacional, a partir do dia 4 de agosto deste ano. Segundo a PC, a nova carteira de identidade irá unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, a fim de impedir identidades com numerações diferentes.
Como solicitar a nova carteira?
- Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve agendar um horário no site ou app do Governo de Minas Gerais.
- Após o agendamento, deve comparecer à unidade escolhida na data e horário agendados;
- O cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o matrimônio, além de algum documento que comprove o número do CPF;
- Você deve tirar a fotografia no momento do atendimento. Não é mais necessário levar fotos 3X4, com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros;
- Para foto de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros, o fundo da foto deve ser branco;
- O nome social será incluído mediante requerimento;
- Menores de 16 (dezesseis) anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal.