Ouvindo...

Hemominas está com estoque crítico de sangue e cirurgias eletivas de hospital de BH são canceladas

Pacientes oncológicos e que moram no interior de Minas Gerais aguardam cirurgia; veja como doar

Para doar é preciso fazer um agendamento no site do Hemominas

Os estoques de sangue estão em nível crítico nas unidades do Hemominas e o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, precisou cancelar as cirurgias nessa semana. Conforme o órgão, as maiores baixas são: O +, O-, A- e B -. Diante disso, a fundação, responsável por mais de 90% dos processos de transfusão no estado, faz um apelo: doe sangue.

“O nosso fornecedor é o Hemominas. A gente não faz a captação, a gente faz as reservas de sangue para cirurgias eletivas e, também, para o atendimento de urgência. A gente vem notando que algum tempo a gente já tem tido dificuldade para conseguir essas reservas. Esse mês, a gente começou a ter que cancelar a cirurgia, inclusive de pacientes oncológicos e pacientes que moram no interior de Minas Gerais”, explicou Rafaela Matos, gerente ambulatorial do hospital.

Leia também

Quem pode doar sangue?

Em geral, qualquer pessoa acima de 16 anos com boa saúde e com peso acima de 50 quilos pode doar sangue. Os menores de idade precisam de autorização do responsável legal para poder doar, já maiores de 61 anos precisam comprovar uma doação anterior.

Além disso, quem fez uma refeição mais pesada precisa aguardar um período de três horas para doar sangue e quem fez tatuagem e sobrancelha definitiva precisa aguardar doze meses.

As pessoas que fizeram exames endoscópicos precisam aguardar um prazo de seis meses e quem teve hepatite após os onze anos não pode doar.

Como doar sangue

Para doar sangue basta entrar no site do Hemominas e clicar em “Agende sua doação”. Depois disso, você deve selecionar seu município, a unidade do Hemominas mais próxima de você, o dia e horário para a doação, além de suas dados pessoais como nome, CPF, e-mail e telefone.

Na mesma página onde se faz o agendamento, é possível conferir uma tabela com todos os requisitos para doação de sangue.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.