A Av. Senador Levindo Coelho, no Vale do Jatobá, na região do Barreiro, em Belo Horizonte (MG), registra chuva extremamente forte na tarde desta terça-feira (1), segundo monitoramento da Defesa Civil.
Veja o vídeo: pic.twitter.com/WiFUzEimYL
— Itatiaia (@itatiaia) April 2, 2024
Vídeo mostra o trânsito fluindo em meio a muita água na via, que está sem interdições da BH Trans até o momento. Ainda não foram registrados alagamentos no local.
Uma chuva é considerada “extremamente forte” pela Defesa Civil quando o volume supera os 5 mm³.
Em outro ponto da região, a Av. Afonso Vaz de Mello, no bairro do Tirol, também enfrenta fortes chuvas com risco de alagamento, segundo vídeo cedido à Itatiaia.
Segundo a Defesa Civil de BH, as regiões Oeste, Centro-Sul, Leste, Nordeste e do Barreiro registraram pancadas de chuva na tarde desta terça-feira (2).
Os pontos mais atingidos foram a região Centro-Sul e do Barreiro, em BH.
Veja as recomendações da Defesa Civil durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alerta da Defesa Civil de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.
É possível se cadastrar no Canal Público do WhatsApp da Defesa Civil (
Além disso, os alertas podem ser acompanhados nas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e Telegram (@defesacivilbh).