Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Veja hospitais veterinários gratuitos para levar seu pet em BH e região

Capital mineira tem opções de atendimento veterinário gratuitas e a baixo custo

Pesquisas do Instituto Pet Brasil (IBP) mostraram que a população de pets do país ultrapassaram os 150 milhões, em 2021. Como exemplo, são mais de 58 milhões de cachorros domésticos espalhados em lares nas diferentes regiões do Brasil.

Ainda conforme a mesma pesquisa, em média, os cuidados com um cachorro custam em torno de R$ 342,20 por mês. Desa forma, considerando que o valor equivale a quase 25% do salário mínimo atual, o gasto com os pets é um dos fatores mais relevantes para um tutor consciente e que não dispõe de muitos recursos.

  • Com os felinos, os valores mensais são mais baixos, em torno de R$ 205,94.

Entre investimentos com alimentação e vacinas, uma opção é procurar por alternativas gratuitas de serviços veterinários, como consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos. Nesse contexto, existem algumas opções gratuitas em Belo Horizonte e para cidadãos de municípios próximos.

Leia também

Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte

Incluindo consultas, cirurgias, retornos e emergências, o Complexo Público Veterinário de BH já realizou mais de 13 mil atendimentos a pets desde julho de 2022, quando foi inaugurado. Com atendimento gratuito, a unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O Complexo possui capacidade de atendimento limitada a 30 animais por dia e as senhas são distribuídas diariamente às 8h. O atendimento é restrito a moradores de Belo Horizonte, mediante comprovação por documento.

Para mais informações, é possível acessar o portal da Prefeitura de Belo Horizonte, ou entrar em contato pelo telefone (31) 9778-2003.

  • O Complexo Veterinário está localizado na rua Albert Charlé, 79, Bairro Madre Gertrudes, Região Oeste.

Hospital Veterinário Casa de Pitukinha

Inaugurado em março e com capacidade para realizar 35 atendimentos por dia, o Hospital Veterinário Casa de Pitukinha funciona na rua Gardênia, 20, no bairro Caiçara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, até às 16h.

Os atendimentos gratuitos ocorrem por ordem de chegada ou em casos de emergência.

Hospital Veterinário da Newton Paiva

Para cidadãos de Nova Lima, o Hospital Veterinário da Newton Paiva, por meio de um convênio com a Prefeitura da cidade, oferece atendimentos gratuitos para animais de tutores com renda nos critérios previstos no CadÚnico, protetores e ONGs.

O hospital realiza castrações e exames, assim como consultas eletivas e emergenciais. Para a população belo-horizontina, o Hospital da faculdade oferta atendimentos a custo acessível.

Para solicitar o atendimento, o cidadão deve procurar a prefeitura de Nova Lima por meio da Coordenadoria de Atenção, Proteção e Bem-Estar Animal (CAPBEA), pelo telefone (31) 97131-8863 ou pelo setor de protocolo de Nova Lima, localizado na Praça Bernardino de Lima, 80, Centro – Nova Lima.

Além desse, outras unidades de saúde animal em BH ofertam consultas e procedimentos a custos acessíveis. Confira abaixo.

Hospital Veterinário da UFMG

O Hospital Veterinário da UFMG cobra pelo cuidado oferecido, mas com valor reduzido. A cobrança é realizada para manter o local funcionando e por exigência do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Realizando uma gama de procedimentos, o local é responsável por mais de 35 mil atendimentos por ano.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos finais de semana até as 17h. Mais informações, podem ser conferidas no site do Hospital ou pelos contatos (31) 3319-9558 ou (31) 99879-9956 (Whatsapp).

  • O Hospital está localizado no campus Pampulha da UFMG.

Hospital Veterinário da Uni-BH

O Hospital Veterinário do UniBH possui uma infraestrutura completa para atendimento com preços acessíveis. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O local está localizado no campus Buritis do UniBH, na avenida Professor Mario Werneck 1685. Consultas, procedimentos e informações podem ser consultados pelos contatos (31) 3319-9558 ou (31) 99879-9956 (Whatsapp).

Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa Belo Horizonte

Por fim, na região de Venda Nova, o Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa oferece atendimentos a preço acessível, de segunda a domingo, das 8h às 20h. O Hospital está localizado na avenida Vilarinho, 1820.

O telefone de contato é (31) 3224-9548.

Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais