O inverno, que começou oficialmente nesta terça-feira (21), deve ter temperatura acima da média histórica em Minas Gerais ( mínima de 16ºC e máxima de 26ºC). Isso significa que o Estado não deve ter um inverno tão rigoroso, apesar do frio registrado recentemente em Belo Horizonte e em outras cidades. A previsão é do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo.
“Não podemos descartar episódios de frio mais intenso, especialmente no Sul de Minas, Campos das Vertentes e Zona da Mata. Mas, no geral, teremos um inverno com temperaturas acima da média”, diz Claudemir, que destaca também a ausência de chuva no período e o risco de baixa umidade do ar, especialmente no período da tarde.
“Por enquanto, não estamos com previsão de nenhuma massa de ar frio mais forte”, completou.
Previsão do tempo
O inverno começa nesta terça-feira (21) com tempo estável em Minas Gerais, que tem a presença de uma massa de ar relativamente frio sobre o Sudeste do país.
Os termômetros marcaram 6ºC na Serra da Mantiqueira, no Sul do Estado.
Até esta terça-feira (21), a menor temperatura de 2022 registrada em Minas Gerais foi -1,3ºC, em Maria da Fé, dia 14 de junho.
Em Belo Horizonte, a menor temperatura até o momento foi 4,4ºC registrada em 19 de maio na estação de Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte.