Ouvindo...

PM vai investigar conduta de militares em ocorrência no Norte de Minas

Câmeras de segurança flagraram policiais agredindo duas pessoas durante abordagem em Montes Claros

Um dos homens teria se recusado a entregar o celular e acabou agredido

A Polícia Militar de Minas Gerais abriu procedimento investigativo para apurar a conduta de dois militares durante ocorrência em Montes Claros, no Norte de Minas, na sexta-feira (3). Toda ação foi flagrada por câmeras de segurança de uma tabacaria.

Um adolescente de 17 anos é chutado pelos policiais do lado de fora do estabelecimento. Outro jovem, que trabalha no local e aparentemente filmava a ação da PM, também foi chutado.

Em nota, a corporação informou que o menor era suspeito de tráfico de drogas, e estava em uma motocicleta em alta velocidade fazendo manobras perigosas em fuga da abordagem. Ele ainda teria atropelado um homem, de 59 anos, e após perder o controle da direção, ele caiu no chão e foi contido pelos policiais “com uso de técnicas de defesa pessoal”.

Ainda segundo as imagens, um dos militares entrou na tabacaria, abordou o funcionário que estava filmando, e após tentar pegar o celular dele, dá um chute na virilha do jovem. Na nota, a PM informou que esse abordado gerou suspeição, e que foram usadas as mesmas técnicas de defesa pessoal para mantê-lo afastado.

Posteriormente, foi constatado que o rapaz era funcionário do estabelecimento, e espectador do ocorrido. Ele ainda teria recusado atendimento médico.

Imagens de circuito de segurança mostram momento em que policiais chegam ao estabelecimento e abordam um jovem. Na sequência, um funcionário da loja também é abordado e agredido.

📹 Reprodução pic.twitter.com/n5PtJZWfxn

— Itatiaia (@itatiaia) June 7, 2022

O menor, apreendido em flagrante com 29 pedras de crack e dinheiro, foi socorrido à Santa Casa da cidade, onde foi submetido a cirurgia. De acordo com a PM, as ações dos integrantes são fundamentadas em técnicas policiais que buscam a preservação da segurança dos policiais militares e de terceiros.

A nota afirma ainda que a corporação é uma instituição transparente, e que já foi instaurado procedimento investigativo para apuração das condutas dos policiais.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.