Ouvindo...

Incêndio na Santa Casa: pacientes são retirados de maca do hospital

De acordo com os Bombeiros, fogo atinge um quarto no 10º andar e teria começado na saída de oxigênio

Pacientes são retirados de maca em meio a incêndio em quarto da Santa Casa de Belo Horizonte

Pacientes internados na Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, chegaram a ser retirados de maca em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em meio a um incêndio que atingiu parte do 10º andar da unidade de saúde na noite desta segunda-feira (27). A Santa Casa é o maior hospital do estado, com mais de 1.000 leitos. Ninguém ficou ferido.

O incêndio começou por volta das 20h15, após um equipamento entrar em colapso e provocar vazamento de oxigênio. De acordo com os bombeiros, o fogo ficou confinado no quarto e não se espalhou para outros quartos. Por precaução, no entanto, praticamente todos os pacientes que estavam internados na Santa Casa foram retirados.

Cinquenta pacientes que estavam em estado grave foram transferidos para o João 23 e o Hospital São Lucas, que ficam próximos à Santa Casa.

Pacientes viveram momentos de pânico

Familiares de pacientes da Santa Casa de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital, relataram momentos de desespero por conta do incêndio que atingiu o 10º andar da unidade na noite desta segunda-feira (27).

Praticamente todo o hospital foi evacuado às pressas do prédio, incluindo muitas pessoas com dificuldade de locomoção. Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros informou que conseguiu controlar o incêndio.

O barbeiro Júnior Porto, de 37 anos, foi uma das pessoas que receberam a notícia com preocupação. O padrasto dele foi internado na unidade nesta segunda para tratamento de um câncer, e precisou ser evacuado rapidamente. Aos prantos, a mãe dele ligou explicando a situação.

“Eles estavam no 9º andar, e foram evacuados para o 6º andar. A notícia é que todo o hospital foi evacuado, eles saíram e estão na rua. Meu padrasto estava deitado no chão, porque ele está sentindo muita dor e está com pouca mobilidade, não consegue se locomover muito bem. Agora estão todos na rua”, afirmou.

“Quando começou, tinha muita fumaça saindo, eu estava aqui fora e não consegui entrar. Logo depois, os bombeiros chegaram, e a equipe médica conseguiu retirar os pacientes mais graves”. No desabafo de Flávia Elaine, estava também o sentimento de apreensão. A mãe dela está internada na Santa Casa de BH, atingida por um incêndio na noite desta segunda-feira (27).

Vídeos registrados pela Itatiaia mostram um corre-corre na rua em frente à Santa Casa, com pacientes sendo transportados em macas.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.