Ouvindo...

Fhemig envia contraste para Santa Casa não interromper atendimento de vítimas de infarto

Falta do insumo tem gerado preocupação no Estado

Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, explicou situação em coletiva de imprensa

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, revelou, nesta sexta-feira (24), que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) precisou repassar contraste iodado para a Santa Casa não interromper o atendimento de pacientes vítimas de infarto. A substância é usada em exames para realçar órgãos e obter diagnóstico mais preciso.

Conforme Baccheretti, a falta do insumo é um “problema do mercado mundial” e gera preocupação no Estado.

“O diretor da Santa Casa me ligou ontem dizendo que ia suspender todos os cateterismos do hospital, a gente trata infarto, isso é gravíssimo. Liguei para o Ministério da Saúde, isso vai ser normalizado, porque o iodo vem da China, mas a Fhemig vai disponibilizar contrastes para o Hospital Santa Casa”, explicou.

“Nós temos um estoque mais robusto para que a Santa Casa possa continuar atendendo os infartos, principalmente, da região Metropolitana”, acrescentou Baccheretti.

BCG deve ser normalizada

A distribuição da vacina BCG, que previne contra a tuberculose, deve ser normalizada, de acordo com o secretário de Saúde. “A BCG é uma questão de mercado, que vem nos preocupando. O Ministério da Saúde já avisou que isso vai ser normalizado nas próximas semanas”, destacou.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.