Ouvindo...

Onda de calor atinge Minas e causa grande incêndio em mata no sul do estado

As chamas ficaram altas e foi preciso uso do caminhão com mil litros de água, de acordo com os bombeiros

Incêndio no Sul de Minas

O Sul de Minas está na rota da onda de calor que atinge parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos até a noite deste sábado (16), a região fica em alerta, com riscos potenciais, e temperaturas de cinco graus acima da média para a época.

Apesar da chuva dos últimos dias, na noite dessa quinta-feira (14), os Bombeiros de Alfenas registraram grande incêndio em vegetação às margens de uma avenida, no Distrito Industrial. As chamas ficaram altas sendo preciso uso do caminhão com mil litros de água. Não houve feridos e ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

Belo Horizonte e outras 303 cidades de Minas Gerais podem ser afetadas pelo calorão. Conforme o Inmet, além do Sul, cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte e Central Mineira, podem ser afetadas.

Nessas regiões, as temperaturas devem ficar 5 °C acima da média por um período superior a dois dias.

Recomendações da onda de calor:

- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .