Ouvindo...

Avião cai e mata ao menos cinco pessoas no Sul de Minas; veja tudo o que se sabe

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas seguem desaparecidas; testemunhas afirmam ter visto a aeronave se partir no ar

Acidente mobilizou moradores da zona rural de Itapeva

A queda de um avião monomotor deixou ao menos cinco mortos na manhã deste domingo (28), em Itapeva, no Sul de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade vizinha de Extrema (MG), dois passageiros seguem desaparecidos. O acidente aconteceu no bairro Monjolinho, próximo ao Hotel Vale Suíço, na zona rural da cidade.

Segundo os militares, a corporação recebeu um chamado envolvendo a queda do avião por volta das 10h38. O avião foi localizado e oito bombeiros atuam na operação de resgate. Peritos da Polícia Civil também foram acionados e trabalham para identificação dos corpos. Cinco mortes já foram confirmadas. As necropsias serão realizadas no IML de Pouso Alegre (MG).

Avião teria se partido no ar

A aeronave havia decolado do Aeroporto Estadual de Campos dos Amarais, em Campinas, São Paulo. De acordo com os bombeiros, algumas pessoas da região presenciaram o avião se partindo no ar e caindo no solo. Ainda não se sabe o que pode ter provocado a queda.

Avião não tinha permissão para táxi aéreo

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, estava com situação regularizada para voar. Porém o monomotor era designado para serviço aéreo privado e não possuía permissão para fazer táxi aéreo. Ele foi comprado em 23 de novembro de 2023.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e vai conduzir as investigações para apurar as causas do acidente. Em nota, a Anac lamentou o ocorrido e se solidarizou com amigos e familiares das vítimas.

Mamadeira foi encontrada em meio aos destroços

Em imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, uma mamadeira aparece entre os destroços da aeronave. Apesar do item ter sido encontrado, a identidade e a idade das vítimas não foram divulgadas.

Uma mamadeira foi encontrada entre os destroços

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.