A transferência do palco oficial do Carnaval 2024 de Belo Horizonte da Praça da Estação — que estará fechada para obras durante a folia — para o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, pode parar na Justiça.
De um lado, protetores de uma ONG são contra a mudança e criaram uma petição para a estrutura mudar de endereço para preservar a vida dos animais. Do outro, a administração municipal defende que outros eventos já foram realizados no local e não causaram danos. Até a tarde desta quinta-feira (25), 21.686 pessoas assinaram o documento que deve ser entregue ao Ministério Público (MPMG) nos próximos dias.
A administração municipal informou que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de fevereiro. Isso porque a Praça da Estação, coração da cidade, passa por obras e ficará fechada durante a festa.
O problema para Adrielle Machado, voluntária da ONG SOS Gatinhos e professora, é que o espaço verde escolhido para integrar o palco já conta com cerca 300 gatos e que um evento de grande porte pode gerar grandes impactos.
“Um grande evento pode gerar a perda de territórios e/ou fazer com que esses animais fujam para as ruas, correndo risco de serem atropelados, pois temos várias avenidas ao redor”, disse. Ainda conforme a protetora, o local abriga uma grande variedade de pássaros, saruês, micos, patos, gansos, peixes e também algumas galinhas.
Além disso, ela explica que o lá tem jardins onde esses animais se abrigam, com plantas delicadas que são patrimônio do parque. “Mesmo tendo grades e cercamento, o número de foliões é grande, milhões. O parque não pode sofrer o resto ano por uma festa de quatro dias. É incabível”, afirmou.
Parque recebe shows, destaca prefeitura
A prefeitura rebate e diz que outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra ocorreram sem qualquer dano.
Conforme a PBH, os eventos “não impactam negativamente a área”, e o Carnaval, inclusive, não vai afetar as demais atividades no Parque Municipal, como ‘prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc’.
Sobre os cuidadores de animais, a PBH reforça que ‘são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica’ e ‘poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval’.
Veja a nota da PBH na íntegra
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local.
Vale destacar que o Parque já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas que não impactam negativamente a área.
A PBH esclarece ainda que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro.
As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc).
Em relação aos cuidadores dos gatos, que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.”
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.