Ouvindo...

Três novos tremores de terra são registrados em Sete Lagoas nas últimas 24 horas: ‘sensação esquisita’

O primeiro tremor, de magnitude 2.8 na escala Richter, ocorreu às 2h26 desta terça-feira

Vista da Lagoa Paulino, um dos pontos turísticos da área central de Sete Lagoas

Uma série de três tremores de terra foi registrada no município de Sete Lagoas, na região Central de Minas, nas últimas 24 horas, entre essa segunda (15) e esta terça-feira (16).

Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da UnB, o primeiro tremor, de magnitude 2.8 na escala Richter, ocorreu às 2h26 desta terça-feira (16). Em seguida, às 4h41, ocorreu outro evento: 2.5 mR. Já nesta manhã, às 8h40, os órgãos registraram 2.0 mR. "É possível que tenha ocorrido outros tremores de magnitudes mais baixas”, informou. O fenômeno repercutiu entre os moradores nas redes sociais.

Na noite de domingo (14), às 20h19, já havia ocorrido o tremor de 2.3 mR na região.

No ano passado, um estudo do Observatório Sismológico da UnB na região mostrou que a atividade sísmica em Minas é uma das mais expressivas no Brasil em termos de quantidade de sismos.

“Tremores de terra de magnitude abaixo de 3.0 são considerados fracos, são micro-tremores. Na maioria dos casos, os tremores não são sentidos pela população. No caso de Sete Lagoas, pelo fato de ter acontecido dentro da cidade, esse tremor é sentido como vibrações”, explica o professor George Sand, da USP. “Pelos parâmetros, esses tremores têm origem natural, e pelas baixas magnitudes não causam danos significativos.”

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a prefeitura de Sete Lagoas e aguarda um posicionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.