Em um momento que muito se discute sobre o poder negativo de alguns influencers e perfis digitais nas atitudes e escolhas de seus seguidores, quero te mostrar que existe outro lado, capaz de transformar a vida de milhares de pessoas para melhor. Vou chamá-los aqui de influencers e perfis do bem.
Há algum tempo, descobrimos o quanto as redes sociais são poderosas. Atrás de cada stories postado, feed e reels, existe uma indústria multimilionária lucrando com publicidade e venda de produtos e serviços.
Redes sociais e saúde mental
As redes sociais também têm adoecido seus usuários, em especial, os jovens. Segundo matéria publicada pelo Jornal da USP, o Instagram é uma das maiores plataformas de mídias sociais do mundo, e tem os jovens como principal público.
Dados da Pew Research Center, uma entidade do Reino Unido, apontam que 64% das pessoas entre 18 e 29 anos possuem um perfil na rede. Ou seja, mundialmente, são mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O mais preocupante foi a constatação após o estudo, de que o Instagram é a rede social mais tóxica para a saúde mental de seus usuários.
Ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima prejudicada e dificuldade de relacionamento fora das redes são alguns dos problemas relatados pelos mesmos.
Outro lado das redes
Eu poderia ficar aqui escrevendo páginas e páginas sobre os malefícios das redes sociais. No entanto, o recente escândalo de uma agência brasileira de páginas e influenciadores, me fez querer mostrar para vocês que as mesmas redes sociais que podem destruir vidas, também podem ser utilizadas para ajudar muita gente.
Movimento ‘Dia de doar’
Quero citar dois exemplos recentes. O dia 28 de novembro de 2023 foi o Dia de Doar, um movimento mundial, cujo objetivo é promover a cultura de doação no mundo todo. Várias ONGs lançaram nas redes sociais suas campanhas de arrecadação e as que contaram com a participação de digitais influencers conseguiram obter um valor mais expressivo. Foi o que aconteceu com o Sistema Divina Providência, que contou com importantes influencers tais como: Bella Falconi, Anna Clara Rios e Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
Somadas, essas pessoas possuem um público de mais de cinco milhões e meio de seguidores no Instagram. Mais do que promover a cultura de doação, essas personalidades têm a capacidade de influenciar seus seguidores a fazerem parte da transformação social do nosso país através dos seus exemplos de solidariedade.
Anna Clara Rios, também conhecida como Anninha, possui mais de 11 milhões de seguidores no YouTube, sendo a maioria crianças e jovens e faz questão de utilizar sua fama para disseminar o bem: ‘Sempre gostei de ajudar ao próximo. Faço questão de participar de campanhas sociais. Acho que temos que olhar para o outro e acredito que o mundo seria um lugar muito melhor se todos agíssemos assim’, diz Aninha.
Página ‘Razões para Acreditar’
‘Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem’. Essa é a frase de abertura do site e da também página Razões Para Acreditar, com mais de cinco milhões e meios de seguidores apenas no Instagram. A Razões foi criada em 2012 pelo publicitário Vicente Carvalho e visa divulgar notícias positivas.
‘Sempre entendi que boas notícias são grandes incentivadoras para as pessoas, enquanto notícias ruins apenas nos paralisam’, diz Vicente. Mais tarde foi lançada pelo fundador a plataforma de doações Vaquinha do Razões para Acreditar.
Através de uma postagem feita pela página no Instagram e uma campanha lançada pela mesma, que Dona Leda, mãe de dois filhos gêmeos com 17 anos e autismo severo, conseguiu ver sua vida mudar. Desesperada com a situação financeira e a precariedade da vida dos filhos, através do apoio do Razões para Acreditar, Leda conseguiu arrecadar mais de um milhão de reais para cuidar da saúde dos gêmeos, comprar a casa própria e transformar sua realidade.
Influência e escolha
Esses são alguns exemplos para demonstrar que, como em qualquer outro lugar, as redes sociais são feitas de escolhas. É você quem decide quem quer seguir, qual conteúdo consumir e divulgar. Por isso, te aconselho a ser influenciado por quem planta o bem, divulga o amor, a família, os valores cristãos e transforma vidas.
Ah! E a campanha de doação do