O evento de pré-carnaval “Ensaio Geral”, que vai ocorrer nos dias 13 e 14 de janeiro em Belo Horizonte, contará com 500 metros de circuito com uma nova tecnologia de caixas de som. Durante o evento, 24 blocos vão se apresentar nos dois dias. Serão investidos R$ 4,5 milhões nesta sonorização. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (4).
Com torres amplificando o som em todo o trajeto, segundo o Governo de Minas, os foliões irão conseguir acompanhar o cortejo com qualidade. Além disso, os trios ainda serão mais baixos, permitindo maior contato de regentes e banda com a bateria.
Ao todo, oito blocos (veja abaixo) foram convidados para o evento, sendo que cada um pode levar outros dois grupos, totalizando 24 blocos.
- Volta Belchior
- Havaianas Usadas
- Bloco da Esquina
- Então Brilha
- Seu Vizinho
- Angola Janga
- Truck do Desejo
- Baianas Ozadas
Também foi anunciado um local exclusivo para os blocos ensaiarem, também na Andradas, região leste da capital. Outra novidade apresentada durante o lançamento do evento é construção de “caminhões-palco” que será batizado de “trem elétrico”. Esses veículos que devem entrar em operação ano que vem.
Incentivo
Para a folia deste ano, a Cemig, em parceria com o Governo de Minas, lançou o edital Carnaval da Liberdade Cemig 2024, um incentivo de R$ 5 milhões para projetos artísticos com temática carnavalesca aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A medida atende às demandas de agentes culturais de BH e todo o estado e representa uma importante ação de descentralização de recursos para a folia em Minas.
 
                