Amantes do Natal em BH podem se planejar: neste sábado (2), às 18h, será a inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital. O local, um dos cartões postais da cidade, costuma ficar cheio nessa época do ano, quando turistas e moradores locais curtem o clima natalino e a decoração.
Esta edição, organizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), homenageará as regiões mineiras. Uma novidade é que neste ano a extensão da iluminação vai para além da Praça da Liberdade, indo para fachadas de prédios do entrono.
Visitantes também podem esperar a tradicional árvore de Natal e o presépio no Palácio da Liberdade.
Corredor Iluminado🎄
Outra novidade que irá iluminar a cidade para quem passar da Savassi até a Praça Sete é o corredor iluminado, que será inaugurado a partir do dia 11 de dezembro. Ação realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as luzes e enfeites de Natal serão montados ao longo das avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro e Afonso Pena, entre a Praça da Liberdade e a Praça Sete, criando uma rota de iluminação rumo à Casa do Papai Noel.
Já na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, 22 árvores em frente ao prédio serão iluminadas e decoradas com microlâmpadas. Haverá, ainda, projeção de duas árvores de Natal nas duas torres principais do prédio. A fachada contará com iluminação com luzes nas cores verde e vermelha.
Casa Papai Noel 🎅🏼🏠
Outra atração para os amantes do Natal é a casa do Bom Velhinho, que, neste ano, ficará aberta a partir do dia 9 até o 23 de dezembro, na Praça Sete, com entrada gratuita e cenário para fotos.
O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira das 16h às 20h. Já aos finais de semana, será das 9h às 13h.
Novidade: árvore gigante na Praça Raul Soares 🌲
Uma árvore de 15 metros de altura está instalada na Praça Raul Soares. Além dela, vinte árvores da parte interna da praça terão os troncos iluminados com micro lâmpadas.
A decoração será inaugurada no dia 12 de dezembro, aniversário da capital.
O tema deste ano foi inspirada nos jardins europeus, com uma característica que a torna única na cidade: seu piso em mosaico português com motivo marajoara, povo indígena considerado extinto, mas que segue vivo com os descendentes.
Natal em Minas Gerais 🛤️
Segundo o Governo do Estado, o projeto deve ter investimento previsto de R$18 milhões, que vai impulsionar o turismo no estado.
O Natal da Mineiridade 2023 contará cerca de 600 eventos em 450 municípios mineiros. A expectativa, é que no período de fim de ano o Estado registre uma movimentação turística de 3 milhões de pessoas.
O número representa um crescimento de 20% em comparação aos dados de 2022, quando 2,5 milhões de pessoas viajaram pelo estado no mesmo período, número que já era 60% maior em comparação a 2021. A perspectiva é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de fim de ano.