A Localiza&Co inaugurou, nesta sexta-feira (24), o mais novo polo de inovação de Belo Horizonte, o Localiza Labs. O espaço, que tem capacidade para receber mil visitantes, tem a proposta de ser um local de debate e desenvolvimento tecnológico na cidade.
Com quase 5 mil metros quadrados de área, o Localiza Labs conta com 603 postos de trabalho e tecnologia de ponta para receber profissionais de tecnologia e ciência de dados. André Petenussi, CTO (Diretor de Tecnologia) da Localiza&Co, fala sobre o projeto Localiza Labs, que registrou um forte crescimento em quatro anos de existência.
“Nosso time de tecnologia passou de 200 colaboradores em 2019 para 1,5 mil atualmente. Esse espaço é a materialização de um sonho, ele foi desenhado para o nosso time criar produtos digitais para a gente trabalhar junto e se conectar com a comunidade.”
Construído no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste da capital, o Localiza Labs, pretende ser mais que um laboratório de tecnologia e ciência de dados. Ele busca se conectar com a realidade local e, a partir disso, contribuir para a transformação de realidades.
Destaque não apenas para a estrutura tecnológica, mas para o design. O espaço conta com um fusca verde desconstruído, que fica pendurado no teto, de cabeça para baixo, por cabos de aço. A peça serve para simbolizar o conceito do que será trabalhado por ali.
Iniciativa celebrada em BH
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), esteve presente no evento e comemorou a chegada de um projeto deste porte na cidade: “Quando a gente chega e vê a iniciativa privada, com um projeto dessa magnitude e trazendo para esse lugar um sistema com acompanhamento de mais de 400 Mil veículos pelo Brasil inteiro, vemos que Belo Horizonte ganhou nesse momento um grande parceiro para discutir os modelos de tecnologia.
Parceria com o Sebrae
Um trabalho desenvolvido pelo Instituto Localiza em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é o Projeto Comunidade Empreendedora. Alessandra Peixoto, diretora do Instituto Localiza, explica que a primeira turma está perto de se formar e começar a mudar a realidade de negócios locais.
“Dos 30 selecionados, metade já possuem negócios em vilas e favelas e a outra metade pretende iniciar seus trabalhos em breve. Com mais capacitação, esses negócios vão estar cada vez mais potentes, vão oferecer produtos melhores e originar mais renda para essa população.”
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, afirma que a iniciativa inovadora entre Localiza e Sebrae possui um grande potencial transformador para os moradores da Vila Nova Cachoeirinha que participaram do projeto: “É um programa que, claramente, possui potencial de transformar a vida dessas pessoas.”