A Black Friday 2023 já superou a mesma data no ano passado, no que diz respeito ao volume de reclamações. Segundo o site Reclame AQUI, até as 14h, desta sexta-feira (24), os consumidores já haviam registrado 9.497 queixas, superando todo o dia 25 de novembro de 2022 ( data da Black Friday 2022), quando foram contabilizadas 9.329 reclamações.
Os principais problemas registrados pelos consumidores foram relacionados a atraso na entrega, com 16,89%. Em seguida propaganda enganosa (16,03%); produto não recebido (15%); estorno no valor pago (9,74%) e problemas na finalização da compra (4,44%).
Os dados do Reclame AQUI são de 12h de quarta-feira (22) até às 14h desta sexta. Entre os produtos mais reclamados estão o serviço de entrega (7,79%); tênis (4,59); perfume (3,72%); cartão de crédito (2,84%) e camisetas (2,62%).
Veja lista de empresas mais reclamadas
Mesmo com o volume maior de reclamações os rankings de problemas e empresas se mantêm. As 10 marcas que mais estão recebendo queixas dos consumidores continuam sendo as mesmas, segundo o Reclame AQUI.
No geral as reclamações da Black Friday 2023 permanecem concentradas em três grandes categorias de empresas: grandes varejistas online, marcas de cosméticos/perfumaria e métodos de pagamento digitais.
Confira a lista de empresas com mais queixas:
Magazine Luiza - Loja Online: 245 reclamações
Abmex Pagamentos Inteligentes Ltda: 243 reclamações
Amazon: 216 reclamações
Mercado Livre: 182 reclamações
Época Comésticos e Perfumaria: 145 reclamações
Casas Bahia - Loja Online: 135 reclamações
Natura: 128 reclamações
Avon Cosméticos: 128 reclamações
KaBuM!: 113 reclamações
Beehive Pagamentos Inteligentes Ltda: 105 reclamações