Ouvindo...

Black Friday: conheça a 2ª maior operação da Amazon no Brasil, que fica na Grande BH

Data deve bater recorde em 2023 e movimentar mais de R$ 15 bi no comércio brasileiro; empresa reforçou equipe e faz contratações em Betim

Amazon possui Centro de Distribuição com 50 mil metros quadrados em Betim, na Grande BH

A Black Friday, que ocorre em 2023 nesta sexta-feira (23), surgiu nos Estados Unidos, mas já se tornou uma das principais datas do comércio brasileiro. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as vendas em torno da Black Friday de 2023 devem movimentar mais de R$ 15 bilhões, valor superior ao PIB anual de países como Groenlândia, Andorra e Aruba.

A alta nas vendas desafia não apenas os comércios pequenos, mas também as grandes varejistas, como a estadunidense Amazon, que opera um centro de distribuição de 50 mil metros quadrados em Betim. A unidade foi inaugurada no fim de 2020 e, em três anos, já tem o segundo maior volume de processamento da empresa no Brasil, perdendo apenas para São Paulo.

Do momento em que o cliente clica em “Comprar” até a hora em que a encomenda é entregue, o produto passa por várias etapas e por muitas mãos. Bruno Varela, Gerente Geral da operação Amazon em Betim, explica o percurso que a compra faz do site até a casa do cliente.

“Na hora em que compra, o cliente tem a promessa de entrega, o que é uma promessa de saída para a gente. O pedido cai no nosso sistema, é feita uma separação em carrinhos, depois são levados para as linhas de empacotamento. Por fim, são carregados nos mais de 20 caminhões que saem daqui todo dia.”

Equipe reforçada e contratações

E para que esse trabalho seja feito de forma tão rápida e efetiva, é preciso reforçar a mão de obra. O QG da Amazon em Betim tem, atualmente, quase 2 mil funcionários, sendo que metade deles foi contratada para a Black Friday. Os colaboradores temporários são contratados por 30 dias, mas podem ter o contrato estendido até o Natal e, em alguns casos, até mesmo serem efetivados.

Marcelo Machado, gerente regional de RH na Amazon, explica que os moradores de cidades da Grande BH podem se candidatar a uma vaga na empresa levando o currículo até o Centro de Distribuição, no bairro Vila Cristina, ou participando de seleções on-line realizadas por agências de emprego parceiras.

Tecnologia

Além do reforço da mão de obra, a empresa também conta com muita tecnologia. Eles possuem um sistema próprio de organização dos produtos e inclusive desenvolveram uma inteligência artificial que analisa a compra e define qual é a caixa de papelão adequada para embalar a encomenda.

Black Friday ou Natal?

Até pouco tempo atrás, a Black Friday era uma data mais ligada ao comércio estadunidense, cativando pouco o consumidor brasileiro. Porém, nos últimos anos, a data cresceu e vem cada vez mais sendo “abraçada” por lojas e clientes. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) acredita que a Black Friday deste ano será a maior da história do Brasil em número de vendas.

Por isso, o gerente geral da operação Amazon em Betim é enfático ao dizer que a Black Friday não é um treinamento para o Natal: ‘é a data mais importante do ano para a empresa. É claro que o Natal também é uma data muito importante, mas este fim de novembro é o período com maiores descontos e maior volume.”

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.