O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu quase uma ocorrência de afogamento com vítimas fatais no estado durante o mês de novembro. Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (14), foram 13 casos, sendo 12 no interior do estado e uma na região metropolitana de Belo Horizonte.
Ao todo, foram 267 ocorrências registradas em Minas desde o início do ano, com destaque para janeiro, fevereiro e setembro, que tiveram 42, 37 e 32 incidentes respectivamente. De acordo com o Tenente Henrique Barcellos, Porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a alta de ocorrências nestes períodos se deve ao calor.
"É quando as pessoas vão buscar com mais prioridade locais de balneários e piscinas para se refrescar. Vale lembrar que no último ano esses meses contemplaram alguns feriados, o que facilita a saída do pessoal para passeios e pode-se aumentar o risco de afogamento”, explica.
O Tenente também ressalta que nestes meses acontece o período chuvoso em Minas, que também traz a probabilidade de afogamentos causadas por enchentes e inundações. O representante dos militares explicou sobre a relação da nova onda de calor com os indicadores e cuidados que podem ser tomados para evitar acidentes.
Quais cuidados devem ser tomados em mergulhos externos, como em lagoas, rios e cachoeiras?
“Em áreas externas, a população deve ficar atenta em não nadar em locais desconhecidos e com as sinalizações de risco de cada local. Essas áreas podem apresentar pontos de enrosco como galhadas, redes de pesca, troncos de árvores, que podem trazer risco da pessoa ficar submersa e trazer a probabilidade de afogamento. Sobre as cachoeiras, a população deve ficar atenta com o fenômeno conhecido como ‘cabeça d'água’, quando há um acumulo de água na cabeceira da cachoeira, aumentando a vazão e a velocidade de água repentinamente.”
Quais cuidados devem ser tomados também dentro de clubes, piscinas em casa, principalmente com crianças?
“Os responsáveis devem ficar muito mais atentos ao público infantil, já que a piscina fica de fácil acesso à criança. Eles devem alertar que algumas boias dão uma falsa sensação de segurança mas podem mudar sua conformação e deixar a criança submersa. Algumas piscinas mais antigas ainda podem trabalhar com o sistema de sucção de bomba, que podem prender o cabelo ou alguma parte do corpo da criança, trazendo também o risco de afogamento. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros orienta que as crianças nadem o tempo todo sob supervisão de seus responsáveis, de preferência de mão dada e também em locais sob supervisão de salva-vidas.”
Existem dicas para tentar evitar afogamentos? Se sim, quais?
“As dicas gerais para evitar afogamentos, principalmente em locais turísticos, é evitar saltar de locais elevados para dentro d'água, evitar brincadeiras de ‘caldo’ ou de prender a respiração que podem acabar em acidentes. Para o publico jovem, evitar a selfie mais arrojada que vai colocá-lo em local de risco, reforçar que as crianças devem estar o tempo acompanhadas e, para o público adulto, jamais nadar depois de ter ingerido bebidas alcóolica.”
Ao presenciar um afogamento, como a população deve agir?
“Ao se deparar com uma afogamento, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193. Naquele ambiente, a pessoa pode sinalizar o local para que seja mais fácil a chegada das viaturas, ainda tentar alcançar a pessoa com um objeto prolongado, lançar uma corda ou objeto flutuante. É contraindicado tentar salvar alguém que está se afogando se não tiver o treinamento para isso, por conta do risco de gerar um novo afogamento.”
Registros de vítimas fatais em 2023
Janeiro
Interior de Minas: 39
RMBH: 3
Total: 42
Fevereiro
Interior de Minas: 34
RMBH: 3
Total: 37
Março
Interior de Minas: 21
RMBH: 2
Total: 23
Abril
Interior de Minas: 26
RMBH: 2
Total: 28
Maio
Interior de Minas: 16
RMBH: 0
Total: 16
Junho
Interior de Minas: 8
RMBH: 1
Total: 9
Julho
Interior de Minas: 14
RMBH: 2
Total: 16
Agosto
Interior de Minas: 25
RMBH: 1
Total: 26
Setembro
Interior de Minas: 25
RMBH: 7
Total: 32
Outubro
Interior de Minas: 22
RMBH: 3
Total: 25
Novembro (em andamento)
Interior de Minas: 12
RMBH: 1
Total: 13