O bloco Garotas Solteiras — que levou mais de 450 mil pessoas para rua e representa a comunidade feminina e LGBT+ — anunciou que não desfilará no Carnaval de 2024.
Em publicação feita no último domingo (5) as redes sociais, os organizadores explicam que o bloco cresceu e o trabalho voluntário não é mais suficiente para fazer a grande festa acontecer. “O Garotas nunca planejou ser um bloco tão grande quanto ele se tornou e ir para as ruas levando tanta gente exige de nós um trabalho gigantesco nos bastidores. E esse trabalho é executado por uma produção que é 100% formada por pessoas voluntárias”, disse Edu Ruas, vocalista e produtor do bloco.
O grupo mencionou a dificuldade vivida pelo Garotas Solteiras este ano. “Nós tivemos 450 mil pessoas nos acompanhando e isso só nos mostrou que a gente precisa de mais segurança, mais logística, mais estrutura, para que possamos fazer um cortejo digno do que todas nós merecemos”, acrescentou Anittona, também vocalista do Garotas Solteiras.
Mas esse não é o fim! Os integrantes, também, comunicaram que estão em busca de fundos para realizar o cortejo de 2025 e que lançará uma campanha de financiamento coletivo. “Nós já estamos em contato com uma equipe de profissionais que nos ajudará, a partir do próximo ano, a planejar uma estrutura que possa acolher o crescimento”, disse.
Confira o pronunciamento
Nos comentários, foliões receberam a notícia com tristeza. Contudo, apoiaram a decisão. “Essa decisão mostra o quanto vocês são phod*, responsáveis e comprometidas. Tenho certeza de que voltarão ainda mais maravilhosas”, escreveu uma. “Uma pausa necessária para um retorno sensacional”, comentou outra.
No dia de 20 fevereiro, foliões lotaram avenida Brasil, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para acompanhar o desfile. O bloco homenageou a diva pop Rihanna e o álbum Renaissance da Beyoncé.