Dois dias após o temporal causar uma destruição em Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas, uma forte chuva voltou a atingir a cidade nesta quinta-feira (2). Várias ruas foram inundadas e interditadas sem previsão para liberação. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informa que está atendendo ocorrências em diversos pontos da cidade.
Um vídeo recebido pela Itatiaia, registrado no Centro da cidade, mostra uma correnteza passando pela avenida Manoel da Custódia completamente alagada. A prefeitura de Itaúna divulgou uma nota dizendo que precisou interditar 100% a via e sem previsão para liberação. “Pedimos a compreensão de todos os motoristas para que procurem rotas alternativas. Respeite o bloqueio de interdição do local”, diz o comunicado.
Além disso, informou que a Defesa Civil e os órgãos de segurança e salvamento estão acompanhando os pontos críticos na cidade e pedem que sejam evitadas as seguintes regiões: Bairro Santa Edwiges; Av. faria Tavares - Parque Jardim; Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves (Reta Santanense); Região do Estádio José Flávio.
Outros pontos que devem ser evitados são as regiões da Avenida São João, Avenida Manoel da Custódia e Avenida Jove Soares. “Estejam atentos aos órgãos oficiais de comunicação e não compartilhem fake news”, pede a prefeitura.
Em casos de emergências, a população deve entrar em contato no Plantão 24 horas da Defesa Civil (37) 98401-8973.
Confira as recomendações da Defesa Civil durante o período de chuvas:
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.