Um vídeo recebido pela Itatiaia, registrado no Centro da cidade, mostra uma correnteza passando pela avenida Manoel da Custódia completamente alagada. A prefeitura de Itaúna divulgou uma nota dizendo que precisou interditar 100% a via e sem previsão para liberação. “Pedimos a compreensão de todos os motoristas para que procurem rotas alternativas. Respeite o bloqueio de interdição do local”, diz o comunicado.
Além disso, informou que a Defesa Civil e os órgãos de segurança e salvamento estão acompanhando os pontos críticos na cidade e pedem que sejam evitadas as seguintes regiões: Bairro Santa Edwiges; Av. faria Tavares - Parque Jardim; Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves (Reta Santanense); Região do Estádio José Flávio.
Outros pontos que devem ser evitados são as regiões da Avenida São João, Avenida Manoel da Custódia e Avenida Jove Soares. “Estejam atentos aos órgãos oficiais de comunicação e não compartilhem fake news”, pede a prefeitura.
Em casos de emergências, a população deve entrar em contato no Plantão 24 horas da Defesa Civil (37) 98401-8973.
Confira as recomendações da Defesa Civil durante o período de chuvas:
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.