O Dia de Finados será celebrado na próxima quinta-feira (2) e a data é considerada feriado nacional. Por isso, o comércio pode passar por alterações no horário de funcionamento.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG) informou, por meio de nota, nesta terça-feira (31), que as lojas estão autorizadas a convocar o empregado para trabalhar no feriado. Contudo, os empresários devem observar as disposições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), específica para esta data.
Já as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.
Na sexta-feira (3), o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente. “Tanto no sábado (4) quanto no domingo (5) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas”, informou Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais dos bancos.
Os shoppings do Grupo Multiplan (BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi) terão horário de funcionamento especial. As lojas e quiosques abrem das 14h às 20h, as praças de alimentação das 10h às 22h, enquanto os cinemas vão funcionar conforme a programação dos filmes em cartaz. No DiamondMall e Pátio Savassi, o Empório & Padaria Verdemar opera das 7h às 21h. O BH Shopping, o Carrefour funcionará das 8h às 21h.
Feriado nacional
Comemorado no dia 2 de novembro, o Dia de Finados, também conhecido como o Dia dos Mortos, é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã cujo objetivo é relembrar a memória dos entes queridos que já se foram. A escolha da data pela Igreja Católica se dá porque a data sucede o dia 1º de novembro, em que se comemora o Dia de Todos os Santos.
A data se tornou feriado nacional em 19 de dezembro de 2002, instituído pela Lei nº 10.607, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Este ano, a celebração caiu na quinta-feira. Com isso, órgãos públicos e empresas adotam a sexta-feira como ponto facultativo e emendam a folga.