Uma nuvem de poeira tomou conta de grande parte da cidade de Catas Altas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, nessa quinta-feira (26). Nas redes sociais, moradores relatam em vídeo que poeira seria de ‘minério’. A Itatiaia entrou em contato com a prefeitura e aguarda retorno. Veja vídeo abaixo.
No vídeo, que tem 27 segundos, uma moradora relata que abriu a janela para gravar um pouco e que o dedo ficou todo sujo de minério.
“Abri a janela aqui para gravar um pouquinho e meu dedo tá cheio de minério. Oh Graças a Deus.”
No vídeo é possível ver que as ruas da cidade ficaram tomadas pela nuvem de poeira. A previsão do tempo para a cidade, nesta sexta-feira (27), de acordo com o Inmet, é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Sobre a nuvem de poeira ser minério, a Vale esclarece em nota enviada à Itatiaia que o evento foi ‘típico’ e que ações foram intensificadas em Morro D'Água Quente para reduzir os efeitos. Leia nota completa.
“Quanto aos fortes ventos registrados em Morro D’Água Quente na tarde desta quinta-feira (26/10), a Vale esclarece que se tratou de evento atípico e intensificou as ações para reduzir os efeitos no território. A companhia realiza diversos controles operacionais para redução de emissão de material particulado na forma da lei, além de manter uma rede automática de monitoramento da qualidade do ar. A Vale se solidariza com a comunidade e reitera o seu compromisso com a segurança das pessoas, o meio ambiente e suas operações, colocando-se à disposição para o diálogo.”
A Itatiaia entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento.