Ouvindo...

Secretário de Saúde de MG minimiza casos de escarlatina no norte do estado

Fábio Baccheretti enfatizou que não há surto no estado; segundo ele, há um alvoroço da população em relação a bactéria streptococcus

Ssecretário afirmou que há um alvoroço da população relacionado a bactéria streptococcus

O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, enfatizou, nesta sexta-feira (27), à Itatiaia que o estado não está em surto e minimizou os casos de escarlatina, registrados na cidade de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha. A entrevista com o secretário aconteceu durante um evento em São João de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com Baccheretti, os casos da doença sempre existiram. “Continuo (afirmando que não é surto). Esses casos sempre existiram. O que muda, agora, é que as pessoas estão mais preocupadas, porque houve uma associação errada dos óbitos infantis. Escarlatina sempre ocorreu. É uma bactéria que um antibiótico comum mata. Essas crianças vão, todas, ficar bem”, disse.

Leia Mais:

O secretário ainda afirmou que há um alvoroço da população relacionado a bactéria streptococcus. “A escarlatina, aquela língua em ‘framboesa’, é causada, sim, pela streptococcus, que sempre teve. A escarlatina faz parte das doenças vinculadas à infância. (É uma) doença autolimitada, com uso de antibiótico curativo. Há um grande alvoroço relacionado a essa tal streptococcus, que é uma bactéria comum ao nosso dia a dia”, comentou.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.