A Polícia Civil de Minas Gerais (PC) procura o segundo suspeito de envolvimento na morte do padre José de Souza Carvalho, 61 anos. O jovem, de 18 anos, está foragido. O padre foi encontrado morto às margens de um córrego em Itaúna, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, em 12 de agosto.
Um dos suspeitos, de 16 anos, está apreendido pelo ato infracional análogo ao crime de roubo praticado em Belo Horizonte e já foi indiciado em outro na cidade de Itaguara.
O jovem de 18 anos está foragido e a PC representou pela prisão preventiva. O inquérito está em tramitação, já na fase conclusiva, com o objetivo de apurar a motivação e as circunstâncias do homicídio.
A polícia reforça que para quem tiver informações sobre o paradeiro do suspeito deve formalizar a denúncia através do Disque Denúncia Unificado, pelo 181, em que o sigilo é garantido.
Assassinato
O corpo do padre José de Souza Carvalho foi encontrado, em 12 de agosto, após quatro dias desaparecido. Ele foi enterrado no dia 13, em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas. O padre foi visto pela última vez em Itaguara, onde morava.
O corpo dele foi localizado em avançado estado de decomposição em uma estrada rural do Povoado Barragem Bem Fica. Segundo a Polícia Militar (PM), a morte aconteceu há cerca de dois dias e não foi possível confirmar se havia marca de violência no corpo.
“Ele era um padre muito compromissado com a palavra de Deus. Ele era muito atencioso com as pessoas e deixou uma grande amizade aqui. A gente tinha aquela esperança de que, mesmo com o mundo violento, iriamos encontrá-lo vivo. A população está extremamente triste e chocada”, contou o amigo, Amarildo Andrade.
O Padre Carvalho esteve na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Itaguara, por seis anos. Ele estava afastado das funções desde 2020.