Ouvindo...

Pesquisa do IBGE aponta que motoristas de aplicativo trabalham mais e ganham menos

138 mil pessoas atuam em aplicativos em Minas; cerca de 3,4% da população trabalha nas plataformas digitais

A pesquisa reuniu principalmente motoristas, incluindo motociclistas, e aponta que a maioria mantêm informalidade e não contribui com a previdência

Cerca de um milhão e meio de brasileiros trabalham em aplicativos. Grande parte são condutores de transporte particular de passageiros, popularmente chamados de motoristas de aplicativo. Mais de 80% dos trabalhadores são homens, com ensino médio completo ou superior incompleto.

Os dados são do módulo Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais – 2022, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nessa quarta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Minas Gerais, 138 mil pessoas atuam em aplicativos, sendo que na Região Metropolitana de Belo Horizonte cerca de 3,4% da população trabalha nas plataformas digitais de serviço.

“Acredito que temos dois pontos para avaliar: o primeiro deles é um cenário onde temos grande parte da população sem uma empregabilidade formal nas diretrizes da legislação trabalhista, buscando uma ocupação. Além disso, temos um aumento porque grande parte dos trabalhadores formais e dos autônomos viram nessa área uma oportunidade de complementar renda”, explicou a especialista em carreiras e professora da Fundação Getúlio Vargas, Jaqueline Rezende.

Com isso, ela analisa que houve aumento vertiginoso no número desses profissionais. “Por que tem mais homem do que mulher trabalhando nesses aplicativos? Acredito que a questão da segurança que é motivo de preocupação, principalmente, por parte do público feminino”, acrescentou.

Ela acredita que uma das consequências do crescimento pode ser a queda da remuneração dos profissionais. “Sugiro que as pessoas busquem qualificação”, finalizou.

*com informaçõe de Gustavo Cícero

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.