Mais da metade dos consumidores de Belo Horizonte estão planejando aproveitar as promoções da Black Friday, que acontece daqui a menos de um mês, no dia 24 de novembro. O dado é de uma pesquisa da Fecomércio, que avaliou a intenção de consumo na capital para a data. O maior interesse, de acordo com o levantamento, é por produtos de vestuário, como roupas, calçados e acessórios; eletrodomésticos; eletrônicos e itens de telefonia.
O economista da entidade, Gilson Machado, explica que a melhora do ambiente econômico e o recebimento do 13º salário estão entre as possíveis razões para essas compras:
“Dos consumidores que conhecem a Black Friday, 53% devem ir às compras para aproveitar as ofertas. Essa intenção pode ser justificada pelo recebimento da 1ª parcela do 13º salário, somado ao ambiente econômico mais favorável. A queda na taxa de desemprego, taxa de juros desacelerando e a inflação na meta também torna o poder de compra dos consumidores melhor. E, desses consumidores que conhecem a data, 56% destacam que podem realizar compra de produtos não planejados, caso veja que os preços estejam atrativos. 4% informam que vão aproveitar para antecipar compras do Natal”, explicou.
A data já se tornou uma das mais importantes para o comércio, mas os consumidores estão atentos. Segundo GIlson Machado, boa parte vai em busca de promoções já tendo pesquisado os preços com antecedência:
“Os consumidores estão atentos aos preços. Dos que realizaram compra no último ano, informaram que realizaram pesquisas de preço on-line tanto para compras em lojas físicas quanto em compras virtuais. Por isso, os empresários precisam atentar: os consumidores afirmam, forma de pagamento, variedade de marcas e atendimento humanizado são pontos importantes para efetivarem as suas compras”, finalizou.
O levantamento da Fecomércio ouviu mais de 400 pessoas em todas as regiões da cidade. Segundo a entidade, o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.