O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse em entrevista exclusiva à Itatiaia que a suspensão de aulas por suspeita de contaminação bacteriana no entorno da cidade de São João del-Rei não tem efeito prático. Quatro cidades já suspenderam as atividades escolares. Desde o final de setembro, três crianças de 3, 10 e 11 anos morreram. Os casos estão sendo investigados como suspeita de contaminação pela bactéria Streptococcus pyogenes. No entanto, segundo Baccheretti, o patógeno é comum no corpo humano.
“Eu entendo as ações dos gestores municipais para dar uma resposta também a sociedade para acalmar a sociedade, mas tem pouco efeito prático. Por exemplo, essas bactérias não estão no chão, nas paredes, estão nos no corpo das pessoas é uma bactéria que faz parte da flora habitual das pessoas. Então, em termos práticos tem pouco efeito, mas eu entendo que é uma resposta a ser dar para sociedade que, muitas vezes está alimentada por informações falsas, Fake News que hoje em dia corre muito pelos grupos de mensagens do celular de todo mundo e os pais muito preocupados com seus filhos.”
Até o momento, São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e Conceição da Barra já suspenderam as aulas. O secretário de saúde