Ouvindo...

Prefeitura de São João del-Rei descarta surto e alerta para ‘fake news’

Uma criança teve a infecção confirmada com a bactéria Streptococcus A, ela recebeu alta e está em casa

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, emitiu uma nota nesta terça-feira (24) afirmando que descartou um surto ou estado de calamidade pública relacionado às mortes de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, e as possíveis infecções com a bactéria Streptococcus A. O Setor de Epidemiologia confirmou um caso confirmado e suspendeu as aulas.

De acordo com o documento, o órgão tomou conhecimento sobre as mortes dos menores, mas que nenhuma teve confirmação laboratorial de infecção pela bactéria. O primeiro óbito aconteceu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado aconteceu no dia 08 deste mês, e o terceiro, na última segunda, dia 23.

Outras quatro crianças estão internadas com sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram avaliação médica e se encontram estáveis. Em uma delas foi confirmada a presença da bactéria Streptococcus A.

O órgão alega que ‘nosso município não está enfrentando um surto’ e alertou sobre as notícias falsas espalhadas nas redes sociais, que provocaram comoção e medo em pais e familiares de crianças,

“Imediatamente realizamos reunião com a Gerência Regional de Saúde com suporte do CIEVS-Minas que nos orientou e vem trabalhando continuamente conosco na investigação dos casos, sendo assim, para tranquilizar a população e como sanitaristas responsáveis, entendendo o desespero dos pais e familiares estamos emitindo esta nota técnica detalhada para esclarecimento da população, prevenindo que noticias falsas possam novamente causar medo e pavor nos munícipes de São João del Rei e região. Importante ressaltar que até o presente momento, cientificamente comprovado não obtivemos nenhum óbito confirmado laboratorialmente por Streptococcus Pyogenes, e sim um caso de hospitalização confirmado.”

Causa das mortes

No documento, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei relatou que, até o momento, nenhuma das mortes teve a confirmação de infecção pela bactéria. Confira:

O menor P.A.M.O., de 10 anos, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei no dia 24 de setembro com quadro séptico que evoluiu a óbito, com a causa constatada de sepse por Streptococcus pyogenes, porém, não houve coleta de material para confirmação laboratorial de infecção.

A segunda vítima, de 3 anos, foi socorrida no Estado do Maranhão e a Declaração de Óbito consta insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar e infecção não especificada. A prefeitura aguarda o resultado da necropsia.

Nessa segunda-feira (23), a menor K.M.S, de 10 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia, onde o quadro evoluiu para óbito por ‘disfunção de múltiplos órgãos como consequência de choque séptico’.

Posicionamento Secretaria Municipal de Saúde

“Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados”, relata no documento.

A Secretaria de Saúde ressalta que, caso os pais ou responsáveis notem algum dos sintomas citados, o recomendado é não encaminhar as crianças para as aulas e buscar atendimento médico.

Confira recomendações da Secretaria de Saúde Municipal
  • higienização das mãos;

  • uso do álcool 70%;

  • não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc);

  • manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura Municipal de São João del Rei, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais