Uma onça suçuarana foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na garagem de uma casa, na cidade de Varjão de Minas, na região Noroeste do estado, na manhã deste domingo (22). Segundo a corporação, o felino era de grande porte e ofereceu resistência à aproximação dos militares. Houve várias tentativas de capturar a onça e o animal chegou a fugir durante o resgate.
A captura contou com a ajuda voluntária de um médico veterinário, com pós-graduação em Anestesiologia e com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente. As equipes traçaram estratégias para resgatar o animal, mas enfrentaram dificuldades.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a operação durou cerca de três horas. Apesar das equipes utilizarem materiais adequados para a captura, a onça conseguia se desvencilhar e fugir. “A preocupação da equipe consistia na realização do trabalho de forma segura para a equipe, para o animal e para a população da cidade, com foco na contenção da onça dentro do terreno, uma vez que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos”, informou a corporação.
Após várias tentativas, as equipes conseguiram sedar e capturar o animal. A onça foi avaliada por um médico veterinário e levada pela Polícia Militar de Meio Ambiente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Patos de Minas.
A onça resgatada era um macho adulto da espécie Puma concolor (suçuarana, onça parda e leão baio), e pesava aproximadamente 50 kg. O animal estava debilitado, apresentava desidratação e necessitava de cuidados veterinários.