Ouvindo...

Atlético x Cruzeiro: PM mantém contato com torcidas organizadas e reforça policiamento em toda BH

PM irá reforçar a segurança dentro e fora da Arena MRV, com o objetivo de evitar que as torcidas se encontrem e entrem em conflitos

as torcidas organizadas do Cruzeiro serão transportadas em oito ônibus cedidos pela PBH

Policiais militares que atuam em Belo Horizonte reforçarão o esquema de segurança do primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro na Arena MRV, no bairro Califórnia, na região Noroeste de Belo Horizonte., neste domingo (22). O duelo, marcado para começar as 16h (horário de Brasília), será válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

As possíveis brigas entre torcidas acendem o alerta das forças de segurança pública. “Muitas vezes, as brigas acontecem no caminho, acontecem em locais afastadas do estádio do que dentro do estádio. Por isso, vamos reforçando o policiamento em todas as unidades”, explicou o major Tomas Hilário, subcomandante do batalhão de Choque.

A polícia ainda disse que mantém contato com os representantes das torcidas organizadas. “Sabemos quem são os torcedores organizados e nós já conversamos e fizemos acordos”, explicou. Com isso, foi possível organizar rotas e horários para atuação.

Conforme a corporação, as torcidas organizadas do Cruzeiro serão transportadas em oito ônibus cedidos pela Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB-BH). Os coletivos deixarão a rua Araguari, esquina com a rua dos Timbiras, no Barro Preto, a partir de 12h30 (de Brasília). Após o jogo, os ônibus estarão disponíveis para o retorno na rua Walfrido Mendes, no bairro Califórnia.

“Nós ainda estamos aprendendo como operar na Arena MRV, assim como a própria arena, a BHTrans e os próprios torcedores, que estão entendendo como chegar”, finalizou o major Tomas Hilário.

Veja como fica o trânsito

O jogo já altera o trânsito no início da manhã. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) implementou a inversão do sentido de circulação das ruas Zilka Monteiro Pena, Nevada, Evangelina Prates, Sebastião Fernandes Brandão e Visconde de Mauá. O mesmo foi feito na rua Gentil Portugal do Brasil, no bairro Camargos e também nas ruas Prateada e Lilás, no bairro João Pinheiro.

A partir das 12h, serão realizadas interdições com controle de acesso dos veículos de moradores pelos organizadores do evento nas vias do entorno do estádio:

- Rua Cristina Maria de Assis entre as ruas José Cláudio Sanches e Provisória;
- Rua Crepúsculo entre as ruas José Cláudio Sanches e Cristina Maria de Assis;
- Rua Walfrido Mendes entre as ruas Margarida de Assis Fonseca e Romualdo Cançado Netto;
- Rua Romualdo Cançado Netto entre as ruas Augusto Ferreira e Walfrido Mendes;
- Rua Margarida de Assis Fonseca entre as ruas Sebastião Fernandes Brandão e Ernesto Pereira;
- Rua Evangelina Prates entre as ruas Margarida de Assis Fonseca e Nevada.

A autarquia também deve colocar em prática uma pista reversível operacional no contrafluxo da Via Expressa, entre o viaduto do Anel Rodoviário e a Rua Gentil Portugal do Brasil. Essa mudança ocorrerá durante a chegada ao estádio para melhor a fluidez do trânsito para quem não deseja acessar a arena e vai em direção a Contagem.

*com informações de Renato Rios Neto

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.