A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, na manhã desta quinta-feira (19), 220 novos ônibus que vão compor a frota do transporte coletivo da capital. Os veículos serão acrescidos a cerca de 80 linhas do sistema, sendo que 53 deles vão substituir outros ônibus.
O prefeito Fuad Noman (PSD), que esteve na entrega, destacou que a renovação da frota é uma exigência da prefeitura, após aprovação de decreto que define o repasse de R$512 milhões para as empresas de ônibus para melhoria do sistema. Outros 200 ônibus devem ser entregues até o fim do ano.
“Nós estabelecemos um período até dezembro para que as empresas pudessem se ajustar até adequar ao modelo que foi estabelecido no decreto. Dentro desse modelo tem o compromisso de que as empresas entrem com 429 ônibus, alguns para substituir velhos, e outros novos ônibus para aumentar o fluxo da passagem. Então hoje o sistema Setra está entregando 220 ônibus dessa primeira leva e até dezembro nós vamos receber mais 200".
Desde maio, já foram acrescidas 849 novas viagens, sendo 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. Até dezembro, devem ser 2.170 viagens a mais. Ainda cofre a prefeitura, a fiscalização dos ônibus também foi intensificada, com 908 operações e 12.024 inspeções até setembro.