Ouvindo...

Três mortos em supermercado no Belvedere: operário relata que tentou retirar colegas

Trabalhador diz que queda de barranco em obra de supermercado no bairro Belvedere ocorreu repentinamente

Queda de barranco mata operários em obra no Belvedere

Um operário que presenciou o soterramento de colegas em uma obra de construção de um supermercado afirmou à Itatiaia que sequer deu tempo de ajudar as vítimas. O acidente ocorreu por volta 7h50 desta terça-feira (17) na rua Jornalista Djalma Andrade, no bairro Belvedere região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“O barranco, do nada, caiu em cima das pessoas. A gente tentou tirar, mas não teve como, o pessoal que estava tudo (sic) debaixo da terra. Foi muito rápido”, disse o trabalhador, que não será identificado. “Todo mundo ficou doido e foi tentar ajudar, mas é difícil (porque era) muita terra que estava em cima”, disse.

A Itatiaia procurou o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a Construtura Kaeng e aguarda resposta.

O operário destacou que o fato de o terreno ter terra de minério agravou a situação. “O minério pesa mais que a terra (normal) e fica mais difícil, porque o minério vira pedra”, complicou.

O trabalhador contou ainda que 50 pessoas trabalhavam no canteiro de obras, sete delas no local do acidente. “Estavam mexendo para o barranco não cair. Só que caiu antes de começar a mexer”, disse o funcionário, que desabafou: “A gente está trabalhando para ganhar o pão de cada dia, sustentar nossa família e acontece uma coisa dessa. Infelizmente, no Brasil ninguém olha para o trabalhador”, lamentou.

As vítimas foram identificadas como:
  • Juliana Angélica Menezes Veloso, 30 anos;

  • Rafael Pereira Barbosa, 35 anos;

  • Roberto Mauro da Silva, 55 anos;

  • Zacarias Evangelista Fonseca, 59 anos;

  • Uma vítima de 23 anos sobreviveu.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a obra está regular e o alvará ativo. “O comunicado de obra ocorreu em 14 de setembro, sendo de responsabilidade do Responsável Técnico - RT a estabilidade e demais assuntos referentes ao projeto e estrutura”, informou.

Verdemar

Em nota, a rede de supermercado Verdemar diz lamentar profundamente o ocorrido. “Estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos. A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas”.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.