O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (2), o grupo de risco e contenção de desastres. O comitê que atuará até março, monitorando a situação das chuvas na capital.
Durante entrevista coletiva, o prefeito detalhou obras realizadas na cidade, listou o investimento de R$ 1 bilhão e apontou as áreas da cidade que considera ainda desprotegidas, locais que, segundo Fuad, já tem obras em andamento, mas que ainda não foram concluídas.
A situação que mais preocupa o prefeito é o entorno da avenida Vilarinho, na região Norte. Na mesma região, o trecho final da avenida Cristiano Machado e suas mediações pelos bairros nos Primeiros de Maio ficam sob alerta.
Ainda conforme o Fuad, a situação no entorno da avenida Tereza Cristina, por onde passa o ribeirão Arrudas, é considerado uma situação controlada, já que reservatórios foram construídos em Contagem e em Belo Horizonte nas regiões Oeste e do Barreiro.
Confira abaixo as obras realizadas para o período da chuva
Obras na avenida Cristiano Machado
Ribeirão do Onça
Essa é a primeira etapa de uma obra que deve evitar inundações na Avenida Cristiano Machado, com a construção de um canal de 286 metros, paralelo ao Ribeirão do Onça. A obra vai do cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado e Risoleta Neves até a Estação São Gabriel. A previsão de entrega é até dezembro de 2023.
Praça das Águas
Construção de estrutura no encontro do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha. É a primeira etapa de uma obra que receberá e amortecer as águas que vêm dos ribeirões Pampulha e Onça e do Córrego Cachoeirinha. A previsão de entrega é para o 2º semestre de 2024.
Ribeirão Pampulha
Foram iniciadas as obras da segunda etapa de um canal paralelo ao canal do Ribeirão Pampulha, na Avenida Cristiano Machado (sentido bairro).
Obras na região de Venda Nova
Reservatórios na Vilarinho
A Prefeitura está construindo os reservatórios Vilarinho 2 e Nado 1 para reduzir as inundações recorrentes na avenida Vilarinho e na Rua Dr. Álvaro Camargos. Cada reservatório pode armazenar mais de 115 milhões de litros de água. A previsão da Prefeitura é entregar o reservatório 2 no segundo semestre de 2024 e o reservatório 1 no segundo semestre de 2025.
Esgotamento no Córrego Marimbondo
Conforme a PBH, já estão sendo finalizadas as obras de instalação de novo esgotamento sanitário no bairro Santa Mônica. A previsão da Prefeitura é entregar a obra até dezembro de 2023.
Obras na região do Barreiro
Córregos Olaria e Jatobá
A administração municipal está realizando a obra de tratamento de fundo de vale desses dois córregos. Está construindo, também, uma bacia de detenção de cheias que vai reter 70 milhões de litros de água, já neste período chuvoso, para conter inundações nos dias de chuva intensa. A previsão de entrega é até dezembro de 2023.
Córrego Túnel Camarões
A Prefeitura iniciou a terceira etapa da implantação do sistema de esgoto e do tratamento de fundo de vale na bacia do Córrego Túnel Camarões. Paralelamente, faz a urbanização entre a Rua Antônio Eustáquio Piazza e a Avenida Tereza Cristina. A previsão de entrega é para o 1º semestre de 2024.
Obras com impactos na avenida Tereza Cristina
Córrego Ferrugem
A PBH está implantando uma nova bacia de detenção e realizando obras complementares no Córrego Ferrugem, na Vila Sport Club (Avenida Amazonas). A nova bacia de detenção (B5) já armazenará 274 milhões de litros de água neste período chuvoso. A previsão de entrega dos demais serviços de paisagismo e urbanização é para o 2º semestre de 2024.
Obra na regional Leste
Sistema de drenagem do córrego Santa Inês
A administração municipal iniciou as obras para melhorar o sistema de macrodrenagem do Córrego Santa Inês. Serão mais de 8. A previsão de entrega é para o 1º semestre de 2024.