Ouvindo...

Onda de calor: cidade mineira é a mais quente do Brasil pelo segundo dia seguido com 43,5º C

Termômetros de São Romão, no Norte de Minas, passaram dos 43º C nesta terça (26), segundo dados do Inmet; temperatura é comparável com a do ‘lugar mais quente do mundo’

São Romão é, de novo, a cidade mais quente do Brasil

São Romão, cidade do Norte de Minas, foi a cidade mais quente do Brasil pelo segundo dia seguido. Após os termômetros marcarem 43º C na segunda-feira (25), o município que fica a mais de 500 quilômetros de distância de Belo Horizonte, chegou aos 43,5º C na tarde desta terça-feira (26).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município, com pouco mais de 10 mil habitantes, superou cidades do Mato Grosso do Sul e Bahia. Januária, também no Norte de Minas, é outra cidade entre as mais quentes do Brasil.

Confira as cidades mais quentes do Brasil nesta terça-feira (26).
  • São Romão (MG): 43,5°C

  • Porto Murtinho (MS): 42,6°C

  • Água Clara (MS): 41,9°C

  • Januária (MG): 41,8°C

  • Bom Jesus da Lapa (BA): 41,6°C

  • Três Lagoas (MS): 41,4°C

Mais quente e mais seca

Além de ser a mais quente do Brasil, São Romão foi uma das “mais secas” do país nesta terça, com umidade relativa do ar em 14%. O percentual é o mesmo das mineiras Montalvânia e Mocambinho, além de Guanambi e Delfino, ambas na Bahia. As cidades com menor umidade do ar no Brasil foram Montes Claros (MG) e Rio Brilhante (MS), ambas com 11%. O índice de umidade relativa do ar ideal fica entre 50% e 60%.

São Romão já havia sido destaque no noticiário nacional após registrar temperatura de 43º C e ser a mais quente do Brasil na segunda-feira (25)., superando municípios de Piauí e Mato Grosso do Sul. A temperatura registrada em São Romão na segunda foi mais alta do que no Vale da Morte, área da Califórnia considerada a mais quente do mundo.

Canal da Itatiaia

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.