Usuários da linha 83D (Est.São Gabriel/Centro-Direta) voltam a denunciar problemas de atraso nas viagens dos coletivo. Uma passageira que utilizou o ônibus na manhã desta segunda-feira (25) relatou à Itatiaia a situação em relação ao não cumprimento de horários e à precariedade. Na última quarta-feira (20), a estação São Gabriel ficou superlotada e causou indignação nos passageiros.
Hoje, mais uma vez, os coletivos que deveriam passar em um intervalo de 3 em 3 minutos, estavam passando em um intervalo de 7 a 10 minutos, segundo ela. Por causa disso, os ônibus ficaram superlotados. Além disso, ela denunciou que o elevador da estação não está funcionando, o que prejudica pessoas com mobilidade reduzida.
Por fim, ela relatou que as linhas complementares que acessam a estação São Gabriel e passam pela MG-020, não param nos pontos porque os coletivos estão lotados. São elas:
837 - Estação São Gabriel / Conj. Ribeiro De Abreu
807 - Estação São Gabriel/Ribeiro De Abreu A
813 - Estação São Gabriel / Paulo VI
715 - Estação Sao Gabriel / Monte Azul
714 - Estação São Gabriel / Casas Populares
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou a falta de viagens na linha durante os horários de pico desta manhã e alegou que fiscalizações serão feitas ainda hoje por equipes da Sumob e da BHTrans para apurar os problemas no veículo.
Posicionamento PBH
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que agentes da BHTRANS e da SUMOB estão na estação São Gabriel realizando fiscalização na linha 83D e verificaram o problema. A linha não realizou algumas viagens no pico da manhã e os agentes acionaram veículos reservas para viagens extras. O consórcio será autuado pelas viagens não realizadas.
Com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Se os critérios não são atendidos para cada viagem, não há o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. Os operadores do transporte coletivo já deixaram de receber R$ 6,8 milhões por descumprirem os critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Entre os dias primeiro e dez de setembro deste ano, foram realizadas 136 operações de fiscalização, com 1223 veículos fiscalizados e 651 autuações emitidas.
A equipes realizam diariamente ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias da cidade, pelo monitoramento eletrônico e pelas câmeras do COP-BH. Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, o que permite constatar atrasos e omissões em todas as linhas. Além disso, as contribuições dos usuários, através do canal de WhatsApp e meios eletrônicos da Prefeitura, fornecem informações importantes que direcionam as ações de fiscalização. Quando constatadas irregularidades, os consórcios recebem as autuações previstas no contrato e no Regulamento do Transporte Coletivo.
É fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários.”
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha