Ouvindo...

Festival Cine +10: saiba o que é o evento que está ocupando a Praça Sete

Mais de 50 atrações culturais gratuitas organizadas em celebração ao Cine Theatro Brasil Vallourec ocupam o coração de Belo Horizonte

Praça Sete virou palco de evento cultural

Atrações gratuitas, com atenção à acessibilidade, estão ocupando a Praça Sete desde sexta-feira (22) e até domingo (24). As mais de 50 apresentações são parte do Festival Cine +10, evento que celebra os dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec, abraçando o quarteirão da Rua Carijós e as avenidas que cruzam o coração de Belo Horizonte.

“O evento foi pensado para celebrar os dez anos do Cine Brasil. Interagindo com a cidade, nesses 10 anos de reinauguração, ele já recebeu quase 2 milhões de pessoas aqui dentro e a gente quer chamar atenção para quem também está fora”, contou o curador do evento, Rafael Araújo. “Na programação, a gente trouxe um pouco da pluralidade que é típica da Praça Sete: tem da música erudita, o forró; tem samba e o rock, tem teatro, música, circo...”, detalhou.

A programação do evento inclui apresentação de grandes sucessos do teatro mineiro na hora do almoço, um palco especial instalado na frente do Cine Brasil para arte urbana e uma mostra de cinema. O festival também traz uma instalação artística do arquiteto e artista digital Homem Gaiola no pirulito da Praça Sete e nos edifícios dos arredores.

“O que a gente quer com o Cine +10 é exatamente mostrar para a cidade o tanto que a Praça Sete é pulsante. O tanto que ela é relevante, o tanto que ela é plural. Aqui está um dos centros culturais mais queridos de Belo Horizonte, então nada mais importante do que a gente conectar o Cine Brasil e a cidade a partir do coração dela”, destacou Rafael Araújo.

Para aprofundar a conexão com o público, os quarteirões que já estão sendo ocupados por ações culturais serão fechados para carros no domingo (24). O cruzamento das avenidas Amazonas e Afonso Pena será interditado a partir das 16h30. A avenida Amazonas estará fechada entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, e a Afonso Pena entre as ruas dos Tupinambás e Espírito Santo.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.