Ouvindo...

Festival Cine +10: público dispensa horário de almoço para assistir peça de Carlos Nunes

‘Como sobreviver em festas e recepções com Buffet escasso’ foi apresentada de forma gratuita no Centro de Belo Horizonte

Palco Carijós, localizado no trecho fechado da Rua Carijós com Praça Sete

Reunindo mais de 50 atrações gratuitas na celebração dos 10 anos da reinauguração do Cine Theatro Brasil Vallourec, o Festival Cine +10 traz peças icônicas do teatro mineiro para o centro de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (22), “Como sobreviver em festas e recepções com Buffet escasso” foi apresentada por Carlos Nunes ao ar livre, bem na hora do almoço.

A peça baseada no texto de Angelo Machado tem sido apresentada por grandes palcos de Minas Gerais há mais de duas décadas. Protagonizada por Nunes que, aos 62 anos, já passou mais de 40 anos nos palcos, a história traz truques para que a plateia aprenda a se comportar em ambientes de festa com um buffet daqueles que deixa a desejar.

“A expectativa era muito grande. Era uma ansiedade que, essa noite, eu não consegui dormir. E aí eu cheguei aqui e fui abraçado pela Praça Sete. Foi uma delícia apresentar o espetáculo. Agora, depois da apresentação, quando a gente relaxa, eu vejo que foi muito bom fazer teatro aqui na Praça Sete e comemorar 10 anos de Cine Brasil”, contou o artista à Itatiaia.

Thiago Hermon, também ator, de 36 anos, foi convidado para participar de um teste prático de “como roubar salgadinhos”, e ganhou até diploma. “Eu sabia [da interação com o público], só não sabia que seria o escolhido da vez. É uma peça rica, cheia de detalhes. Foi emocionante dividir o palco na surpresa, com este monstro do teatro mineiro”, relatou. “Foi muito bom abrir mão do meu PF (prato feito) para estar aqui hoje”, completou.

A peça de Carlos Nunes fez parte da atração “Teatro na hora do almoço”, que acontece ao meio-dia nos três dias de apresentação, no Palco Carijós, situado no trecho fechado da Rua Carijós com Praça Sete. “Eu olhava para carinha das pessoas e eu pensava: ‘será que elas estão com fome? Elas estão com uma cara tão boa, não podem estar com fome. Elas estão felizes’. Foi isso, o riso e a alegria das pessoas, que me alimentou durante essa uma hora e 10 que eu tava em cena”, compartilhou o ator.

Flávia Ricci, de 50 anos, fez questão de prestigiar a peça que acompanha há décadas. “Desde as primeiras Campanhas de Popularização do Teatro & Dança aqui em Belo Horizonte, eu venho acompanhando o Carlos Nunes. Essa foi uma das primeiras peças que assisti. Então, todo ano me organizo”, relatou. “Eu acho que levar o teatro para o povo é muito importante. As pessoas têm que começar a conhecer mais do teatro. Esse evento é importante para isso”, destacou.

Além da peça protagonizada por Carlos Nunes, outros dois sucessos do teatro mineiro serão apresentados, também na hora do almoço. “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, peça com Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, que já foi apresentada no Cine Brasil 105 vezes desde a reabertura, é a atração de sábado (23), também ao meio-dia. “Guara-pa-rir”, com Kayete e Guilherme Oliveira, é a atração de domingo (24), último dia de evento.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.