Ouvindo...

Onda de calor: Defesa Civil não prevê máxima de 40°C para BH, mas recomenda cuidados

Segundo o órgão, BH deve registrar máxima de 33°C nos próximos dias

Ainda que não chegue aos 40°C, BH enfrenta altas temperaturas esta semana

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu uma nota afirmando que “não estão previstas temperaturas de 40 °C até 45 °C na capital mineira”. Segundo o órgão, BH está sob alerta de baixa umidade do ar até a próxima sexta-feira (22) e pode registrar temperaturas próximas aos 33°C.

Nesse domingo (17), a MetSul Meteorologia emitiu um alerta de onda de calor, prevendo máxima de 40°C em Belo Horizonte para a próxima semana. Conforme a instituição, a maioria dos estados brasileiros devem registrar temperaturas perto de 40 °C, e BH atingiria a marca entre a próxima terça (26) e quarta-feira (27).

Apesar da divergência de previsão, a Defesa Civil de BH emitiu um alerta com recomendações para o calor extremo. Conforme o órgão, a capital mineira deve registrar máxima de 33°C nesta terça (19) e quarta-feira (20). BH continua sob alerta de tempo seco, com umidade relativa do ar inferior a 20%, até às 18h de sexta-feira (22).

Minas Gerais em alerta de onda de calor

Cerca de 110 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de perigo com risco para a saúde devido a uma onda de calor que vai durar até domingo (24), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme informações do meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, a onda de calor, por enquanto, deve atingir apenas as regiões Sul e o Triângulo Mineiro. Belo Horizonte e região metropolitana não terão calor acima de 40°C.

Belo Horizonte, contudo, está inclusa na lista de 645 cidades mineiras sob alerta de perigo potencial por baixa umidade do ar. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O alerta é válido até às 22h da próxima quinta-feira (21).

Além disso, 60 cidades de Minas Gerais estão em alerta para chuvas intensas de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h, até às 23h59 desta segunda-feira (18). O comunicado, que inclui cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pode ser renovado a qualquer momento.

Recomendações

  • Hidrate-se durante o dia;

  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

  • Evite frituras;

  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.

  • Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.