Neste domingo (17), acontece na Praça da Assembleia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a “Marcha dos Atópicos”, uma caminhada organizada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia a fim de levar informações sobre alergias que acometem a pele e a rinite. O evento acontece entre as datas que comemoram o Dia da Rinite (15/09) e o Dia Nacional de Conscientização sobre a Dermatite Atópica (23/09).
Segundo o médico alergista Roberto Souza Lima, marcha atópica é “a tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas como a rinite, asma, dermatite atópica, urticária, alergia alimentar ou a medicamentos”. Já a marcha atópica é “a sequência de aparecimento destas doenças alérgicas a partir dos seis meses de idade da criança”. Por isso o nome do evento.
“O objetivo desta caminhada é, subjetivamente, mostrar para os pacientes alérgicos e familiares que, como numa corrida, numa maratona, a MARCHA ATÓPICA das doenças alérgicas precisa de determinação, perseverança, treino e ajuda de um técnico que, neste caso, é o médico alergologista”.
O que é rinite e dermatite atópica
A rinite alérgica é uma reação que causa coceira, olhos lacrimejantes, espirros e outros sintomas. Ela pode acontecer sazonalmente ou durante todo o ano, dependendo do paciente. Segundo o médico Roberto Souza Lima, ela acontece devido a uma hipersensibilidade nasal a determinados estímulos, como poeira, ácaros ou mofo. O médico destaca que, sem o tratamento, a qualidade de vida do paciente cai consideravelmente, apresentando com frequência crises de sinusite e otite.
“A criança não nasce alérgica, mas com a predisposição genética em desenvolver a doença devido ao contato com estes fatores. Os sintomas são espirros seriados, coceira nasal ou nos olhos, nariz escorrendo e entupido. Tem tratamento que consiste descobrir as causas, afastá-las e usar medicamentos antialérgicos. É fundamental uso da imunoterapia ou vacinas de alergia, porque elas diminuem a hipersensibilidade aos agentes causais e permitem o paciente passar 10 a 20 anos sem crises”.
Já a dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária que causa uma inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. É comum que as crises ocorram juntamente com a asma ou rinite alérgica.
“A importância deste evento e dos demais dias de conscientização destas doenças é mostrar para a população que existem tratamentos eficazes e duradouros. Esclarecer aos pacientes que a base do tratamento não é somente usar medicamentos para aliviarem os sintomas, mas prevenir e controlar a presença deles por décadas. Outro detalhe fundamental: um paciente alérgico passa nas mãos de 4 a 5 médicos até serem consultados pelo médico alergologista. Este é o especialista que irá tratar de forma eficaz as suas doenças. Isto gera economia de tempo, de custos para pacientes e familiares e melhora da qualidade de vida”.