Ouvindo...

Após 7 dias, professores de escolas particulares de Belo Horizonte encerram greve

Em assembleia geral realizada nesta quarta (13), docentes acataram proposta construída após mediação do Tribunal Regional do Trabalho

Professores de escolas particulares encerraram greve da categoria nesta quarta

Professores de escolas particulares decidiram, nesta quarta-feira (13), encerrar a greve da categoria após uma assembleia geral realizada na sede do Legislativo estadual. As aulas serão retomadas a partir desta quinta-feira (14), onde houve adesão à paralisação.

A proposta votada - e aceita pelos professores - foi fruto de uma audiência de conciliação realizada ao longo da tarde no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na região Centro-Sul de Belo Horizonte, entre a categoria e o Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe).

Na proposta, a Justiça do Trabalho manteve a isonomia e férias coletivas em janeiro.

Em relação a adicional por tempo de serviço (ATS), a magistrada propôs 4% para quem for contratado a partir de 1° de março de 2024. Hoje, o ATS está em 5%. As instituições de ensino privadas queriam reduzir esse percentual para 3%.

“O movimento foi suspenso hoje e os professores vão se organizar para voltar as escolas. Foi acordado que não haverá nenhuma retaliação, corte de ponto e haverá negociação para reposição dos dias parados para garantir o mínimo de dias letivos para o ano escolar”, afirmou a presidente do Sinpro-MG, Valéria Morato.

Segundo a entidade sindical, mais de mil professores de cerca de 40 escolas participaram de uma manifestação em apoio à paralisação da categoria. Alunos e familiares também engrossaram o coro em defesa das reivindicações dos professores.

Greve dos professores

A categoria decidiu entrar em greve na última terça-feira (5). No dia seguinte, várias instituições já amanheceram as atividades comprometidas por causa da ausência dos profissionais. A categoria entrou em greve exigindo a manutenção do valor adicional por tempo de serviço, isonomia salarial e férias coletivas.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.