A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 350 pássaros durante uma fiscalização de rotina na BR-251, na altura do km 514, em Montes Claros, na região norte de Minas Gerais. Os animais eram transportados amontoados em gaiolas no porta-malas do veículo, que era dirigido por um motorista inabilitado.
Segundo a PRF, na noite dessa terça-feira (5), a equipe deu uma ordem de parada para um Fiat Siena de cor branca. Assim que os policiais começaram a vistoria do veículo, eles flagraram inúmeras gaiolas amontoadas no porta-malas do carro, com diversas espécies de pássaros silvestres transportadas em situação de maus-tratos.
O motorista afirmou que havia comprado os animais na Bahia e em algumas cidades de Minas Gerais. Segundo ele, as aves seriam levadas para São Paulo para serem comercializadas. Os pássaros foram apreendidos pela PRF e encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
“O condutor foi autuado e se comprometeu a comparecer em Juízo para responder o processo criminal, por infrações penais tipificadas na Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98)”, informou a PRF em nota enviada à Itatiaia.