O ex-vereador de Brumadinho, Guilherme Morais, foi preso nesta quarta-feira (6) após atirar em uma pessoa perto de uma escola na cidade, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com informações de fontes ligadas à Itatiaia, ele foi preso (veja momento da prisão abaixo) por tentativa de homicídio. Em vídeo, Morais alega ter sido vítima de outra tentativa de homicídio.
Guilherme Morais renunciou ao mandato após ser acusado de pedofilia e estelionato, em 23 de março de 2023, durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho. Informações apontam que ele brigou na academia e atirou na vítima com uma arma calibre 9mm. A vítima teria sido atingida na clavícula e socorrida para a UPA de Brumadinho.
O tiro foi dado perto de uma escola no momento em que as crianças estavam do lado de fora, em celebração a um ato cívico pelo 7 de Setembro. A vítima, que teria passagens pela polícia, foi transferida para um hospital na cidade. De acordo com informações apuradas pela Itatiaia, a vítima teria relatado que o Guilherme Morais sacou a arma e atirou.
Nas redes sociais, o ex-vereador postou um vídeo em que diz ter sido vítima de mais uma tentativa de homicídio. Os detalhes da discussão são levantados pela polícia. “Mais uma vez tentaram me matar. Vivemos uma verdadeira ditadura em Brumadinho. Peço a Deus proteção e aos amigos orações.”
A defesa de Guilherme Morais afirmou, por meio de nota, que ele foi “vítima de tentativa de homicídio e estava sendo ameaçado por um indivíduo e na data de hoje, saindo da academia, por volta das 9h, foi surpreendido por um indivíduo utilizando uma máscara que impedia a sua identificação”. Segundo os advogados Washington Moreira e Rafaela Parreiras, o ex-vereador “agiu em legítima defesa, efetuando um único disparo de arma de fogo”. Além disso, “Guilherme Morais possui porte de arma e está devidamente legalizada”.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Brumadinho divulgou nota onde afirma que a comunidade escolar foi surpreendida com disparos de amar de fogo próximo à Escola Municipal Padre Vicente Assunção. Ninguém ficou ferido. Leia nota na íntegra.
Comunicamos que, hoje pela manhã, fomos surpreendidos com disparos de arma de fogo, próximo à Escola Municipal Padre Vicente Assunção – Anexo, quando as crianças estavam em momento cívico. A Polícia Militar foi acionada e todas as providências foram tomadas. Felizmente e graças a Deus não houve vítimas na escola, mas as crianças e professores ficaram assustados e bastante nervosos. O Serviço de Psicologia Escolar prontamente prestou apoio aos funcionários e alunos, visando tranquilizá-los e voltar à rotina normal, aos poucos. Entretanto, vamos continuar com nossas atividades. A aula e o projeto de tempo integral terminarão em horários normais, mas os senhores pais que se sentirem à vontade podem buscar seus filhos na escola. Contamos com o apoio e a compreensão de todos.
Veja nota na íntegra:
“Guilherme Morais foi vítima de tentativa de homicídio e estava sendo ameaçado por um indivíduo e na data de hoje, saindo da academia, por volta das o9h, foi surpreendido por um indivíduo utilizando uma máscara que impedia a sua identificação. Ao se aproximar, o indivíduo ameaçou-lhe de morte, oportunidade em que Guilherme agiu em legítima defesa, efetuando um único disparo de arma de fogo.
Ressalta-se que Guilherme Morais possui porte de arma e está devidamente legalizada. Após sua abordagem, Guilherme foi atendido na UPA de Brumadinho em razão dos hematomas.
Cabe ressaltar que o Sr. Guilherme já recebeu inúmeras ameaças contra sua vida, inclusive foi agredido recentemente no mesmo local.
Todas as medidas legais estão sendo adotadas”.